Pplware

Router MEO – Partilhe conteúdos de um Disco/Pen USB via FTP

Ontem mostramos aqui como podem facilmente partilhar conteúdos de um Disco/Pen USB na rede local. Como referimos, esta versão do router permite também criar um servidor FTP, com a vantagem de podermos aceder à informação a partir de qualquer parte da Internet.

Hoje vamos aprender como activar o servidor FTP do router Technicolor TG784n v3 com a versão do software 10.2.1.L.

O objectivo deste artigo consiste em ensinar a partilhar conteúdos de um dispositivo de armazenamento (ex. disco externo, Pen USB, etc), com ligação por USB, dentro e fora da rede local. Assim, será possível aceder a partir de qualquer parte do mundo ao dispositivo USB, sendo uma óptima forma de partilhar conteúdos (ex. fotos, filmes, música, documentos).

Nota: O Disco/Pen USB deve estar formatada com o sistema de ficheiros fat32.

Como configurar a Partilha de conteúdos por FTP?

Para começar devem aceder à página de administração do router, usando o endereço http://192.168.1.254, e introduzir as credenciais de acesso. Se tudo estiver OK, devem entrar na página de gestão do router.

Em seguida seleccionem Ferramentas > Partilha de Conteúdos

Depois, no canto superior direito, devem escolher a opção Configurar, que permitirá aceder às configurações associadas à Partilha de Conteúdos.

Aí dentro devem começar por activar o servidor FTP, e após essa selecção ficará associado o endereço público atribuído (naquele momento) ao router.

Na parte associada à Lista de discos ligados, seleccione a opção associada ao dispositivo USB que pretende partilhar. Por fim carregue em Aplicar.

Agora a partir de qualquer PC ligado à rede, basta abrir a executar e introduzir o endereço do servidor de partilha de ficheiros. No nosso caso ficou o 192.168.1.253.

Será apresentada uma pasta com o nome Media, que dará acesso aos conteúdos do dispositivo de armazenamento ligado à interface USB e também uma pasta com o nome Shared que está associada ao servidor FTP. É na pasta Shared que devemos então colocar os conteúdos a partilhar.

Para aceder via FTP podem usar um cliente de FTP, como por exemplo o Filezilla, ou então simplesmente usar o endereço num browser.

Por questões de segurança será solicitada  autenticação ao utilizador (ver quais os utilizadores criados em Ferramentas > Gestão de utilizadores – Num próximo artigo ensinaremos a criar utilizadores e a definir privilégios).

E está feito! Como viram, sem complicações e necessidade de usar software de terceiros, temos um servidor de FTP funcional e com segurança para partilharmos informações com outros utilizadores ou então para termos sempre um conjunto de informação disponível, com acesso a partir de qualquer parte do mundo. Experimentem! Se deixarem de usar o serviço não se esqueçam de desligar o servidor FTP.

Exit mobile version