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Revista PROGRAMAR Edição 33 – Fevereiro de 2012

Eis que a nova edição da revista PROGRAMAR já se encontra nas “bancas” virtuais de todo o País.

Com um vasto leque de artigos de elevado interesse, gostava de realçar o destaque dado ao Kinect e suas ferramentas disponibilizadas pela Microsoft.

Assim nesta edição trazemos até si, como artigo de capa, um artigo sobre Kinect Hack para conhecer melhor algumas técnicas de programação para este novo dispositivo.

O Kinect é um dispositivo para a consola Microsoft Xbox 360, que através da detecção de movimentos e gestos realizados pelo utilizador ou até através do reconhecimento por voz, permite que o leitor consiga interagir com a consola e com os jogos de vídeo que suportam este hardware de uma forma natural, substituindo assim os controlos tradicionais que as consolas disponibilizam.

Foi anunciado pela primeira vez em Junho de 2009 conferência E3 sob o nome de código “Natal”. Colocado à venda em Novembro de 2010, o Kinect garantiu um lugar na história, em apenas 60 dias foram comercializados 8 milhões de unidades.

À primeira vista, o Kinect assemelha-se a uma webcam com um formato não muito convencional, mas na verdade, trata-se de muito mais do que isso. É composto por uma câmara RGB, um projector de raios IR que em conjunto com uma segunda câmara monocromática de IR constrói a informação em 3D com os meta-dados e um microfone vectorial (composto por quatro microfones colocados estrategicamente no dispositivo), que o tornam capaz de isolar e identificar as vozes dos vários jogadores e, para finalizar, possui um pequeno motor que lhe permite ajustar automaticamente o seu ângulo de visão para detectar todos os jogadores presentes.

As características técnicas que o Kinect apresenta a um preço acessível, suscitaram imediatamente muito interesse a uma comunidade que reconheceu de imediato as potencialidades que um dispositivo como este proporciona.

Sendo assim, ainda durante o mês de lançamento, uma empresa ofereceu uma recompensa a quem conseguisse desenvolver um driver open-source que permitisse o Kinect ser utilizado foram do seu âmbito, ou seja, fora do ecossistema da Xbox 360, para que o dispositivo pudesse ser utilizado para outros fins que não o entretenimento.

Apenas alguns dias após o seu lançamento, foi disponibilizado um driver para o Sistema Operativo Linux (Libfreenect) que permitia a utilização tanto da câmara RGB como dos sensores de profundidade 3D. Em Dezembro do mesmo ano, a empresa PrimeSense, que é proprietária de tecnologia semelhante à apresentada pelo Kinect, lançou a sua própria versão do driver Open-Source para Kinect, bem como um Middleware dotado de um conjunto de funcionalidades até então apenas disponíveis na consola da Microsoft, como a capacidade de detecção de gestos e tracking de indivíduos.

Toda esta comoção gerada à volta do Kinect e a sua utilização fora do seu ambiente natural, levou à criação da organização sem fins lucrativos OpenNI (Open Natural Interaction) e em última instância, pressionou a Microsoft para relevar/alterar os seus planos para o Kinect e disponibilizar o Microoft Kinect SDK.

Assim, o leitor tem ao seu dispor a escolha entre duas soluções para desenvolver as suas aplicações com o Kinect, a Framework OpenNI ou o Kinect SDK da Microsoft, actualmente em versão Beta, no entanto já foi anunciado que a versão comercial vai estar disponível em Fevereiro de 2012, acompanhada de uma nova versão de hardware, suportado oficialmente Microsoft.

É importante salientar ao leitor que, antes de enveredar por qualquer uma destas hipóteses, é indispensável verificar os termos e condições de garantia do dispositivo.

Nesta 33ª edição, além do artigo completo sobre Kinect Hack, pode ainda encontrar os seguintes artigos:

E ainda em colaboração com as comunidades NetPonto, AzurePT e SharepointPT, respectivamente:

Mais informações aqui

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