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Revista PROGRAMAR – 32ª Edição Dezembro 2011

Com o Natal por perto, a equipa de Revista PROGRAMAR traz-lhe um presente de Natal, a edição de Dezembro recheada de óptimos artigos.

Nesta edição continuaremos também a premiar os autores dos três melhores artigos, dado o sucesso nas edições anteriores. E os leitores devem dar a sua opinião para que possamos premiar correctamente. Para isso vote em http://tiny.cc/ProgramarED32_V

Assim nesta edição trazemos até si, como artigo de capa, um artigo sobre iOS, Cocoa Touch & MVC para conhecer melhor algumas técnicas de programação para dispositivos móveis da Apple. A grande maioria das plataformas de desenvolvimento de software permitem aos programadores desenvolver software com base nos mais diversos padrões de arquitectura. Essa abordagem oferece um elevado grau de liberdade, permitindo ao programador escolher a melhor solução para o seu problema, com os recursos que dispõe.

Figura 1 – MVC

 

Nos últimos anos tem-se vindo a assistir a uma evolução e consolidação neste campo, principalmente quando o tema são os padrões de camada de apresentação e o Cocoa Touch não foge a essa tendência. Apple definiu o padrão de arquitectura de software Model-View-Controller (MVC), como padrão de referência para o desenvolvimento de aplicações para os dispositivos que utilizam iOS (iPod, iPhone, iPad).

O tema do MVC já foi abordado na edição nº27 da revista PROGRAMAR, é pretendido que o leitor tenha em mente o conceito, pois este tema é incontornável no decorrer do artigo.

Cocoa Touch

É uma camada de alto nível do iOS, composta por um conjunto de frameworks que disponibilizam ferramentas que permitem ao leitor utilizar todo o potencial que a plataforma iOS tem para oferecer, ao mesmo tempo, permite desenvolver aplicações que transmitem ao utilizador uma sensação familiar durante a sua utilização graças à utilização transversal nas várias aplicações do Sistema Operativo.

Figura 2 – A arquitectura do iOS

 

Entre as frameworks do Cocoa Touch de maior relevo estão as seguintes:

A mais importante das frameworks que compõem o Cocoa Touch é sem dúvida a UIKit.

Esta framework, baseada em Objective-C, disponibiliza uma vasta quantidade de funcionalidades e ferramentas que permitem ao leitor desenvolver UI, gerir eventos (toque, gestos), aceder ao acelerómetro, câmara fotográfica, bateria, sensor de proximidade e biblioteca de imagens.

Figura 3 – Alguns dos componentes de UI do UIKit

 

O leitor vai, com toda a certeza, reconhecer alguns dos componentes da figura 3 disponibilizados pela UIKit Framework.

A documentação é acessível e objectiva, permite desenvolver aplicações para iOS num curto espaço de tempo, o design e a experiência de utilização proporcionada pelos componentes de esta framework são transversais a todo o Sistema Operativo, o que garante ao leitor que o utilizador se vai sentir familiarizado com as suas aplicações.

Nesta 32ª edição pode ainda, além do restante artigo sobre  iOS, Cocoa Touch & MVC, encontrar os seguintes artigos:

E ainda em colaboração com as comunidades AzurePt  e NetPonto, respectivamente:

 


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