Depois de abordar a extensão de classes, visibilidade e encadeamento no tutorial anterior, vamos validar hoje os namespaces.
Como anteriormente, gostaríamos de recordar que, não é possível formar um programador numa questão de vários tutoriais. Estes servem para boa orientação e início de uma busca por parte do leitor. Servirão de base a quem se quer iniciar, não esquecendo que esta rubrica tem como objectivo a introdução da framework Laravel.
Tínhamos definido inicialmente que também iríamos abordar Interfaces e Traits, mas depois de realizar o vídeo, apenas os Namespaces foram suficientes para ocupar o tempo.
Acabámos por estruturar a “aplicação”, se assim se poderá chamar, em OOP. Será fundamental dominar estes conceitos, para perceber, analisar e aprofundar os conhecimentos de qualquer framework.
Namespaces
Numa visão muito simplista, os namespaces servem para separar conceitos. Se pensarmos em ficheiros e pastas de um computador, podemos ter vários ficheiros com o mesmo nome, desde que em pastas diferentes. O mesmo se aplica aos namespaces.
Até então, temos trabalhado com o namespace global, “sem darmos por isso”. De ora avante, poderemos ter classes com o mesmo nome, em namespaces diferentes. Com isto evitamos a colisão de nomes, num projecto de maior dimensão, onde eventualmente faz sentido ter o mesmo nome de classe, em âmbitos diferentes.
Tópicos para hoje
- Namespaces
Roadmap para os próximos vídeos (dinâmico a cada tutorial):
- Interfaces e Traits
- Git (Controlo de Versões) e Composer (Gestor de Dependências)
- Consola e linha de comandos
- Primeira página – HTML – Conteúdo dinâmico
- Browser Inspector – Ferramentas de Programador
- Bem-vindo ao Laravel! + Homestead
- Model-View-Controller
- Site estático clássico 4 páginas, com Templates
- Bases de Dados
- CRUD – Create, Read, Update, Delete
- Desenvolvimento de Pequena WebApp, Gestor de Tarefas
Ficheiros de Suporte
Aqui ficam os ficheiros do projecto ao artigo de hoje, convenientemente preparados para serem explorados por vós.
Screencast
Se não conseguir ver o vídeo, clique aqui.