Abordadas no tutorial anterior, as funções e funções de utilizador, vamos hoje iniciar a Programação Orientada a Objectos, com as classes.
Como anteriormente, gostaríamos de recordar que, não é possível formar um programador numa questão de vários tutoriais. Estes servem para boa orientação e início de uma busca por parte do leitor. Servirão de base a quem se quer iniciar, não esquecendo que esta rubrica tem como objectivo a introdução da framework Laravel.
Classes
Uma classe é uma estrutura definida pelo programador, que poderá conter funções, bem como dados ou variáveis.
Objectos
Objectos são instâncias individuais de estruturas, definidas por uma classe. Podemos ter quantas instâncias pretendermos, para a mesma classe.
Fazendo uma abstração mental, podemos pensar na Classe como o Projecto de construção de uma casa. Um Objecto será a casa construída a partir do projecto. Assim, com o mesmo projecto, poderemos fazer tantas casas quanto necessário.
Tópicos para hoje:
- Definição de Classes
- Propriedades
- Métodos
- Parâmetros de inicialização
- Métodos Mágicos
- Propriedades e Métodos Estáticos
Roadmap para os próximos vídeos:
- Extensão de Classes, Métodos encadeados
- Namespaces e Interfaces
- Consola e linha de comandos
- Primeira página – HTML – Conteúdo dinâmico
- Browser Inspector – Ferramentas de Programador
- Bem-vindo ao Laravel!
- Site estático clássico 4 páginas, com Templates
- Bases de Dados
- CRUD – Create, Read, Update, Delete
- Desenvolvimento de WebApp, open-source, a definir pelos leitores!
Screencast
Se não conseguir ver o vídeo, clique aqui.