Pplware

Programação Web – #11: Consola ou linha de comandos

Depois de abordar noções básicas de Git e Composer no tutorial anterior, vamos hoje avançar até à consola, ou linha de comandos.

Como anteriormente, gostaríamos de recordar que não é possível formar um programador numa questão de vários tutoriais. Estes servem para boa orientação e início de uma busca por parte do leitor. Servirão de base a quem se quer iniciar, não esquecendo que esta rubrica tem como objectivo a introdução da framework Laravel.

PHP e Consola

O PHP é uma linguagem de programação muito orientada para a Web. No entanto, existe a possibilidade de correr scripts e aplicações, invocando comandos pela consola.

Podem ser executadas tarefas de manutenção, de desenvolvimento (gerador de ficheiros), e também agendadas. No sistema operativo, podem ser definidos comandos a serem invocados, a toda hora, ou a determinadas horas de determinados dias, conforme as necessidades.

Estando a correr na consola, não irá ser devolvida uma resposta a ser interpretada pelo browser. Podem sim ser devolvidas mensagens ao utilizador (colocar até questões), gravar um ficheiro de registo (log), introduzir registos na BD, ou enviar emails.

O Laravel facilita-nos bastante o desenvolvimento neste sentido, pelo que não vamos aprofundar muito este recurso, como tem sido habitual. O importante aqui é perceber as bases, de modo a não ser terreno desconhecido, em desenvolvimentos futuros.

Alteração ao plano

Inicialmente, estava previsto abordar de seguida HTML, mas depois de maior análise, vamos reordenar o roadmap. Damos assim o salto directo ao nível das “Views”, que vamos usar directamente com um template engine, neste caso o Blade, do Laravel.

 

Tópicos para hoje

 

Roadmap para os próximos vídeos (dinâmico a cada tutorial):

 

Ficheiros de Suporte

Aqui ficam os ficheiros do projecto ao artigo de hoje, convenientemente preparados para serem explorados por vós.

Ficheiros de suporte #11

 

Screencast

Se não conseguir ver o vídeo, clique aqui.

 

Por João Patrício para Pplware.com
Exit mobile version