Pplware

Primeira aplicação no iOS – Parabéns PPLWARE

aqui vimos como programar para a plataforma Android, agora vamos voltar a nossa atenção para o iOS. O iOS é o sistema operativo móvel com o maior número de aplicações. Mas qual a razão para isto? O iOS compreende três plataformas, o iPhone, o iPod Touch e o iPad. Além do poder de hardware destes dispositivos, a criação de aplicações é de fácil aprendizagem. Não acredita? Continue a ler…

Primeiro, para programar para o iOS é necessário um Mac a correr o Mac OS X 10.6.6 ou superior. Após verificar que satisfaz esta condição, o próximo passo é fazer download do Xcode e do SDK do iOS 4.3. O Xcode é a ferramenta que lhe permite programar aplicações para Mac e iOS, mas neste post só nos iremos focar no iOS por enquanto.

Para fazer download das ferramentas necessárias basta ir ao site da Apple iOS Dev Center. Para poderem fazer download do Xcode 3.2.6 com o iOS 4.3 SDK é necessário um registo, totalmente gratuito.

Após o download e da instalação, estamos prontos para iniciar a nossa primeira aplicação no iOS. Tal como em outras linguagens de programação, a nossa primeira aplicação será o clássico “Hello World!” para saudar-mos o mundo da programação iOS.

Vamos já a começar a colocar “as mãos na massa”. Abra o Xcode e escolha a opção “Create a new Xcode project”. Na janela seguinte tem um grande número de opções à sua escolha, tanto para o iOS como para Mac. Desta vez, estamos apenas interessados no iOS. Escolha a opção “Window Based-Application“. Ao escolher este tipo de projecto será criada uma aplicação com apenas uma janela, o suficiente para este exemplo.

Após a escolha do tipo de projecto, escolha o nome da aplicação e grave a pasta do projecto onde quiser. A este projecto vamos chamar “Hello World Pplware”. Ao avançar, irá ver a janela principal do Xcode, onde iremos trabalhar a partir de agora.

Em meia dúzia de cliques, o Xcode criou um projecto de iOS totalmente funcional. Tem dúvidas? Se estiver céptico em relação a isso clique em “Build and Run”. O Xcode irá iniciar o iPhone Simulator com a sua aplicação. Ainda é só um ecrã em branco, mas é fantástico não é?

Vamos agora animar um pouco este ecrã. Vamos adicionar uma Label e através de código iremos alterar o texto mostrado por esta label. Voltando ao Xcode, do lado esquerdo temos várias pastas, mas para este exercício só duas nos interessam: Classes e Resources.

Dentro da pasta Resources, temos um ficheiro chamado “MainWindow.xib”. Este ficheiro contém a interface da nossa aplicação. Dê dois cliques sobre este ficheiro e uma nova aplicação será aberta, o Interface Builder.

Do lado esquerdo em cima, temos a janela com os objectos que podemos colocar na nossa aplicação, do lado esquerdo em baixo, temos o conteúdo do nosso .xib. Ao centro temos a interface da nossa aplicação e do lado direito temos a janela das propriedades do objecto seleccionado.

Procure na janela dos objectos (lado esquerdo em cima) uma Label e arraste-a para a interface. Mas, para esta label “comunicar” com o nosso código, temos fazer umas alterações no Xcode. Vá até ao Xcode e dentro da pasta Classes seleccione o ficheiro “Hello_World_PplwareAppDelegate.h”. Atenção à extensão, os nomes dos dois ficheiros dessa pasta são idênticas, excepto na extensão. Ao seleccionar o ficheiro, irá aparecer o código na janela do Xcode. O iOS utiliza a linguagem Objective-C.

Por baixo do “UIWindow *window” coloque a seguinte linha de código:

IBOutlet UILabel *labelTexto

O “IBOutlet” mostra ao Interface Builder que este será um outlet, já irá ver porquê. A “UILabel” é a classe do objecto e “labelTexto” é o nome que atribuímos à label.

Voltando ao Interface Builder, na janela do lado esquerdo, em baixo, clique com o botão direito sobre o “Hello World Pplware App Delegate”. Uma nova janela irá aparecer e aí estará a nossa labelTexto. Para ligar o código à interface é muito simples. Apenas tem de arrastar a labelTexto para a label presente na nossa interface e já está. Nada mais simples não é?

O nosso trabalho no Interface Builder está concluído. Voltando ao Xcode, abra o ficheiro “Hello_World_PplwareAppDelegate.m”. Este é um ficheiro mais longo do que o anterior, mas é bastante simples se o analisarmos por partes. Para este exemplo só nos interessa este bloco:

- (BOOL)application:(UIApplication *)application didFinishLaunchingWithOptions:(NSDictionary *)launchOptions {

Este bloco de código, tal como o nome indica, é chamado assim que a aplicação termina de iniciar. O que queremos é que assim que a aplicação termine de iniciar, o texto da label seja alterado. Para isso, adicione a seguinte linha de código por baixo do comentário (que começa por //):

[labelTexto setText:@"Hello World Pplware!"];

Nesta linha de código dizemos à nossa labelTexto que queremos alterar o seu texto para “Hello World Pplware!”. Salve tudo e clique em “Build and Run”. Voilá, a label tem agora outro texto.

Está concluída a sua primeira aplicação para o iOS. Espero ter-lhe aberto o apetite para continuar a programação para o iOS. Explore, tente, se falhar, tente novamente até conseguir. Veja a documentação da Apple, procure exemplos, e claro, fique atento às dicas do Pplware.


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