Pplware

PowerPoint 2010 – Apresentações em tempo real na Internet

Por João Nascimento para o PPLWARE.COM Recentemente assisti a uma palestra feita na Universidade sobre o novo Microsoft Office 2010 e decidi chegar a casa e experimenta-lo.

Um dos pontos que mais me chamou a atenção, sobre a apresentação do novo Microsoft Office 2010, foi o facto de se poder reproduzir uma apresentação PowerPoint, em tempo real, pela Internet. Nunca tinha ouvido falar do assunto e fiquei um pouco intrigado se seria possível ou não.

Portanto, cheguei a casa e fiz o download do Microsoft Office 2010 Beta e experimentei. Depois de seguir dois ou três passos, cheguei à conclusão que de facto estamos perante um fantástico recurso.. ali ao virar do slide.

Vou explicar passo-a-passo como podemos usar este recurso que a Microsoft decidiu, na minha opinião muito bem, adicionar à sua ferramenta de apresentações.

Primeiro passo

Abrir o Microsoft Power Point 2010;

Começamos por abrir o PowerPoint e quando tiverem tempo, aproveitem para estudar alguns dos novos recursos. Esta sugestão deixo-a principalmente a colegas universitários que usam e abusam desta ferramenta porque ser criativo, por vezes, ajuda a destacar o nosso trabalho.

Segundo passo

Criar uma apresentação ou abrir uma já existente; Mesmo que já tenha uma apresentação pronta, poderá criar da mesma forma, a estrutura de transmissão.


Terceiro passo

Ir ao separador Slide Show e escolher a opção Broadcast Slide Show:


Quarto passo

Ao aparecer uma janela clicar em “Start Broadcast”:


Quinto passo

Agora verá as seguintes janelas:


Onde a primeira caixa de texto deve ser preenchida com o nosso email da Microsoft ou afiliado Microsoft. E a segunda, deve ser preenchida com a nossa palavra passe desse email.

Sexto passo


Depois de feita a ligação ao serviço da Microsoft, recebemos um link que servirá para distribuir pelas pessoas que queremos partilhar a apresentação online. Este endereço público permite seguir online a nossa apresentação em tempo real.

Limitações deste serviço:
Em resumo:

Existem soluções profissionais, pagas, que permitem um leque alargado de possibilidades, provavelmente em determinados cenários poderão fazer sentido, no entanto, em grande parte das nossas apresentações, as existentes são perfeitamente suficientes.

Há formas de complementar este serviço, também elas gratuita. Podemos juntar à transmissão uma sessão do Skype/Live Messenger e com isso termos uma vídeo conferência juntamente com o áudio e a apresentação.

Mesmo com algumas limitações, este serviço é bastante útil, principalmente para apresentação de trabalhos pequenos e breves. As empresas podem recorrer a este sistema para, por exemplo, dar formação online a colaboradores que estejam fora da área geográfica da empresa.

Exit mobile version