Pplware

Portable Ubuntu 8.04 para Windows

Já começam a ser escassas as barreiras que impedem um utilizador normal de testar Linux. Pode executar o Ubuntu por exemplo de um Live CD, de uma Live Pen ou de uma instalação Wubi. Se preferir, pode ainda escolher testá-lo numa máquina virtual. Não é suficiente para si? Então temos ainda mais uma solução para lhe apresentar.


O Portable Ubuntu, é uma aplicação baseada na popular distribuição de Linux da Canonical, que não necessita de qualquer instalação. Isso mesmo leu bem, pode correr esta versão do Ubuntu em Windows sem ter que instalar. Melhor que isso, pode mesmo executar o Portable Ubuntu, a partir da sua pen usb e levar o melhor que o software livre lhe tem para oferecer, para todo o lado.


Características importantes desta distribuição portátil:


Instalação:

Para instalar no Vista ou Seven, terá que ao clicar no menu iniciar, escrever cmd de modo a lançar a linha de comandos de DOS. Deverá antes de seleccionar a tecla Enter, clicar com o botão direito do rato, sobre o comando e seleccionar “Executar como administrador“. Navegue depois até onde descomprimiu o portable Ubuntu (por exemplo se descomprimiu para o ambiente de trabalho c:\users\nome_do_utilizador\desktop\portable_ubuntu\portable_ubuntu) e clique na tecla Enter.


Depois do processo concluído, irá visualizar a barra de menu (num formato mais compacto é certo) correspondente ao painel de GNOME do Ubuntu, no topo do seu ambiente de trabalho. Pode arrastar esta barra para a zona que mais lhe convier na sua área de trabalho. Para começar a trabalhar, poderá aceder ao conteúdo do seu disco C:, no explorador do Ubuntu navegando até à pasta /mnt/C


Caso pretenda instalar software nesta versão do Ubuntu, ou fazer outra tarefa de manutenção que exija privilégios de administração, lembre-se a password é 123456.

Pretende ver em acção o Portable Ubuntu? Então o seguinte seguinte vídeo será fundamental para ver todas as suas potencialidades.

Usar e abusar

A partir deste ponto, mais nenhuma recomendação lhe posso fazer a não ser que teste. A sua imaginação e rotina do dia-a-dia, irão determinar a forma como usa esta aplicação simples mas poderosa. Esteja a usar o PortableUbuntu, num computador onde não tenha todas as aplicações que precisa no momento, ou num computador público onde deseja navegar na Internet e não deixar rasto, a segurança e liberdade de um ambiente GNU/Linux poderá sempre acompanhá-lo.

Licença: GNU GPL sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7 Download: Portable Ubuntu 8.04 [439MB] Homepage: Portable Ubuntu

Exit mobile version