Pplware

PHP é à quinta-feira – Previsão do tempo com PHP

Mostrar a previsão do tempo usando a linguagem de programação PHP parece um “bicho de sete cabeças”. Sim, até pode ser, mas se aproveitarmos as API’s disponíveis para este serviço, reduz-se a meia dúzia de linhas de código. O objectivo deste artigo é (criarem) adaptarem um script, produzido em php, que vos mostre a informação meteorológica da vossa cidade.  Depois é só meterem no vosso site, blog, etc. Viva o PHP…e as outras linguagens de programação :).

Basicamente o que é necessário saber é o URL da API, fornecendo como parâmetro de entrada  nome da cidade e o idioma. A resposta vem em XML sendo facilmente interpretada pelo PHP. A título de exemplo, vamos escolher a cidade de Viseu. Verifiquem o seguinte URL: http://www.google.com/ig/api?weather=Viseu&hl=pt-br

Para quem não tem um servidor Web para testar, pode instalar o XAMPP na vossa máquina para o efeito

Vamos lá ao trabalho:

1- Vamos fazer o download do script em txt aqui

2 – Editamos por exemplo com Notepad++ e actualizem para a vossa cidade e gravem como tempo.php

3 – Gravem as alterações e façam upload para o vosso servidor ou pasta no XAMPP (neste caso podem colocar dentro da pasta htdocs).

4 – Agora basta acederem à pagina web (no caso do XAMPP: http://localhost/tempo.php)  e verifiquem qual a previsão meteorológica para Hoje e Próximos dias na cidade de Viseu (no meu caso).

Fácil não é? Quem pretender sugerir alterações ao script está a vontade.

Podem ver aqui o script a funcionar para a cidade do Porto

Exit mobile version