Pplware

PHP é à quinta-feira – Começar a programar

Quem nunca programou e gostava de o saber fazer, dê um clique no rato,..Ora 1, 2 ,3,..176,177..240..Estou a ver que há muitos de vocês interessados. Esta é uma rubrica em formato de post que será publicada todas as quintas-feiras (incluindo feriados).

O objectivo desta rubrica será “viciar-vos” e ensinar-vos a fazerem os vossos próprios programas/scripts assim como trocar algumas ideias a nível de programação entre utilizadores do pplware que sabemos que também dominam a coisa. Bem, como post n.º1 sobre este tema vamos dividi-lo em 3 partes:

  1. O que é o PHP
  2. Ferramentas necessárias
  3. Exemplos

Antes de passar ao ponto 1. queria referir que para se ser um bom programador (daqueles que só bebem coca-cola e comem hambúrgueres eh eh eh), o que será aqui ensinado não chega. Entendam esta rubrica como um “empurrãozinho” para a programação em php. O pplware não é um blog exclusivamente dedicado a nenhuma linguagem de programação mas pensamos que podemos ajudar alguns de vocês a iniciarem-se nesse mundo. Para quem pretenda saber mais sobre esta tecnologia visite o site: http://www.php.net Bem, vamos lá começar, para os preguiçosos e para os que já sabem a lenga lenga do PHP aconselho a passarem para o ponto 2., para os outros continuem a ler.

1 – O que é o PHP (acrónimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor)? – Linguagem para server-side scripting (ou seja, corre do lado do servidor e não do lado do cliente como é o exemplo do javascript) – Concebida para geração dinâmica de páginas WebCorre em várias plataformas (Unix, Linux, Windows, Solaris,..) e pode ser integrada com vários servidores Web (IIS, apache) – Suporte para muitos SGBDs (Sistemas de Gestão de bases de dados) (MySQL, Oracle, …), especialmente bem integrada com MySQL – Possui um vasto conjunto de extensões: Smarty, PEAR, … – etc, etc, etc

Resumindo: Eu normalmente uso o PHP para fazer páginas dinâmicas isto é, fazer aquilo que não se consegue fazer usando somente HTML. Código php dentro de html. Um bom exemplo disso é os formulários.

2 –Ferramentas necessárias

Eu normalmente uso as seguintes aplicações:

XAMPP (Digamos que tem tudo, desde apache (HTTP), o interpretador PHP necessário, etc etc). Podem fazer o download aqui. –Notepad++ (editor para escrever código). Podem fazer o download aqui. – Dreamweaver. (Opcional)

Comecem por colocar o XAMPP a funcionar. Como ajuda podem seguir o seguinte tutorial. O XAMPP pode ser instalado ou simplesmente efectuado o seu download e colocar numa pasta em C:\xampp. Depois existe um ficheiro de controlo de serviços (xampp-control.exe) duplo clique e start ao serviço apache (para quem não sabe, o apache é um servidor de páginas Web).

Para testarem se a vossa plataforma já está operacional abram um browser (IE ou firefox) e escrevam no endereço: http://localhost ao que vos deve aparecer algo do género:

3 – Exemplos Vamos começar por fazer um simples programa em PHP. O tradicional: “Hello World!!!” a) – Abram o notepad++ e escrevam o seguinte código:

Nota: em php é normalmente usado tags ou directivas que indicam que tudo o que está dentro das mesmas deve ser interpretado pelo compilador como código php. Por isso termos:

ou ou

é exactamente a mesma coisa !!!

echo é a instrução que envia para a saída (neste caso para o nosso browser) qualquer informação, podendo conter texto, números ou variáveis.

b) – Salvem o ficheiro com o nome programa01.php e guardem em C:\xampp\htdocs\ c) – Abram um browser (IE ou firefox) e escrevam no endereço: http://localhost/programa01.php

Verifiquem se o resultado é igual ao seguinte:

Que dizem? Simples para primeiro exemplo? Já agora deixo-vos o seguinte código para TPC e para experimentarem:

Qual o resultado? Portem-se bem e boa programação

Exit mobile version