Pplware

PHP é à quinta-feira – Começar a programar

Vivam, andam bons?

Tenho recebido e-mails de alguns de vocês a pedirem mais um dia de PHP mas devo dizer-vos que o meu tempo anda pelas ruas da amargura. Não tenho mesmo hipótese. Alguém quer ajudar?

Quanto ao artigo que se segue, não se esqueçam que podem sempre consolidar os vossos conhecimentos em http://www.php.net

 

Os formulários são “ferramentas” bastante vulgares actualmente nas páginas WEB, tendo como objectivo a recolha de dados, a permissão de introdução de user e password por parte dos utilizadores, entre outros.

Na criação de formulários devemos saber que os dados têm de transitar de um lado para outro (ou de página para página, ou da página para a mesma página, ou da página par a nossa base de dados, etc).

Existem alguns métodos para passagem de valores entre páginas. Hoje vamos aprender o método GET.

O método GET permite-nos passar valores no URL (no endereço). Mas para que serve?

– Bem, imaginem o seguinte caso: desenvolveram um formulário que apresentam ao utilizador para preencher online e depois de preenchido querem mostrar os dados ao utilizador.

Como podem imaginar, existem variadíssimas situações onde podemos usar o método GET. Para começar vamos definir a nossa ordem de trabalhos:

  1. Criar o formulário (Página HTML ou PHP)
  2. Criar uma página com script para “apanhar” os dados
  3. Ver Resultado

1. Criar formulário: Os formulários podem ser facilmente criados usando por exemplo o Dreamweaver, Frontpage entre outro programas direccionados para a criação de páginas Web. Neste caso, vamos usar o nosso notepad++ (por exemplo) e incluir o seguinte código:

Depois de gravarem o código, salvem por exemplo como forms.html Abram o vosso browser e digitem o endereço de forma a chegarem ao vossa página (Por omissão: http://localhost/xampp/forms.html)

2. Criar uma página com script para “apanhar” os dados (apanha_dados.php)

Ora o próxima script irá apanhar os dados que vêm da pagina forms.html. Se bem se lembram, na construção da pagina forms.html incluímos. Isto indica que vamos usar o método GET para a passagem de valores da página forms.html para a página apanha_dados.php. Outra coisa que podemos reparar é que cada objecto criado no formulário tem associado um nome (por exemplo, a textbox onde eu vou inserir o nome tem a designação de “nome”). O script seguinte irá “apanhar” os dados contidos nesses objectos e associá-los a variáveis. Confuso?!?!?

Basicamente eu escrevo os dados de um lado, carrego no enviar, e outra página apanha esses dados enviados e escreve-os. Por exemplo: $password=$_GET[‘password’]; Isto indica que eu irei atribuir a minha variável password (lado esquerdo), o valor que vem do meu objecto chamado password, que criei na página forms.html.3. Execução do script. (http://localhost/xampp/forms.html) Escrever os dados e depois carregar em enviar.

Reparem no URL, deve ficar algo do tipo: http://localhost/xampp/apanha_dados.php?nome=Pedro+Pinto&idade=27&passwd=naovoudizer&email=ppinto@ipg.pt&id=111 Verifiquem se os vossos dados estão todos a passar no URL.

Resultado

E por esta semana está tudo.

Exit mobile version