Pplware

PHP é à quinta-feira – Aprender a programar

Ora cá estamos nós para mais uma rubrica. Uma das coisas que me tenho apercebido é que nos vossos comentários têm dado pouco feedback relativamente à rubrica, isto é, se estão a gostar, se o ritmo está bom, se os exemplos são simples ou difíceis, se os conseguiram pôr a funcionar, etc etc. Com o vosso feedback podemos fazer ainda melhor e ir de encontro aos vossas expectativas.

Bem, para hoje pensei em algo diferente. E que tal se os “gurus” e “não gurus” em PHP, que visitam o blog, deixarem aqui o seu contributo?

A ideia será a seguinte: Partilham algum script simples, repito simples (pode ser o vosso favorito, e que tanto jeito vos dá… – algo com um máximo de 15 a 20 linhas), e digam qual a sua finalidade. Depois podemos analisar/discutir todos os scripts disponibilizados e até escolher um TOP 3. Que dizem? Hum, já estão a pensar nos presentes? Vou falar com o “Big Boss”, para ver se ele quer virar Papa Noel

Para dar o exemplo eu vou deixar o meu contributo (ok, ok, eu estou out dos presentes…regra aceite, isto se o Big Boss concordar com a ideia), como o tenho feito nas edições anteriores.

O exemplo que vos trago hoje tem por objectivo o seguinte: Um cliente acede a uma página (que vocês vão programar), e essa mesma página devolve-vos informações sobre o browser que estão a utilizar e qual o endereço IP utilizado. Parece complicado?

O PHP faz isso na boa, meia dúzia de linhas e está feito. Se queremos “sacar” o IP do cliente, usamos a seguinte instrução: $_SERVER[‘REMOTE_ADDR’] e depois colocamos o seu conteúdo numa variável ($ip_cliente):

$ip_cliente = $_SERVER[‘REMOTE_ADDR’];

O próximo passo é sacar as informações do browser do cliente. Para isso vamos usar a instrução: $_SERVER[‘http_USER_AGENT] e colocamos o seu conteúdo também numa variável ($browser): $browser = $_SERVER[‘HTTP_USER_AGENT’];

Bem, e já temos tudo o precisamos. Agora é só mandar escrever as nossas variáveis. Segue o script completo.

POSSÍVEL OUTPUT

Como veêm de complicado não tem nada. Experimentem abrir a página que criaram com o Ffox, IE ou Opera, para verem as diferenças. Com este código podemos fazer coisas como aquelas que às vezes aparecem nas páginas…Algo do tipo: Voçês está a usar Firefox.!!!

Agora aguardo pelos vosso scripts !!!

Exit mobile version