Por Luis Leite para o Pplware
Este é o meu primeiro post de muitos, espero eu, aqui no pplware. O Pedro Pinto lançou este desafio no IRC de alguém tentar pegar na rubrica do PHP e eu vou tentar realizá-lo.
Como reparei que ainda não se tinha falado em Ciclos While e For, decidi começar por aí!
Ciclo While e Ciclo for
Os Ciclos são transversais a todas as linguagens de programação.
Ambos os ciclos (while e for) são idênticos, tanto que podemos trocar um While por um for e vice-versa. A utilização de qualquer um deles é tomada pelo programador. Claro que há situações onde um While se aplica com mais facilidade e outras em que um FOR é o mais indicado.
While
Quer dizer “Enquanto” e a sua sintaxe é a seguinte:
while(condição)
{
//bloco de código
}
Ou seja, enquanto a condição se verificar, executa determinado código.
Exemplo de um ciclo WHILE:
<?
$numero=1;
while ($numero<=10)
{
echo “Número: $numero\n”;
$numero++;
}
?>
Aproveitando o serviço ideone apresentado aqui no pplware, podem verificar e correr o código anterior aqui
Este código inicia a variável $numero com o valor 1. Depois, entrando dentro do ciclo WHILE, que executa um bloco de código, enquanto a variável $numero for inferior ou igual a 10. No bloco, temos um echo que nos vai indicar qual o valor da variável, e logo a seguir, temos o incremento de uma unidade da variável $numero. O resultado da execução do script é a seguinte:
Número: 1
Número: 2
Número: 3
Número: 4
Número: 5
Número: 6
Número: 7
Número: 8
Número: 9
Número: 10
Enquanto a condição tiver o valor VERDADEIRO, o bloco de código do While é executado.
Ciclo for
O ciclo for, tem uma particularidade em relação ao WHILE. Enquanto um while a variável de contagem, e a instrução de incremento, quando existem, são declaradas em pontos diferentes do código, o ciclo FOR junta essas declarações no mesmo local onde define a condição.
Sintaxe de um FOR:
for (declaração de variáveis; condição de execução; incrementos de variáveis)
{
//bloco de código a executar
}
Na primeira zona declaramos as variáveis (normalmente os contadores ou índices); na segunda zona indicamos as condições de execução do ciclo for: enquanto essas condições tiverem o valor VERDADEIRO, o ciclo é realizado; na 3 zona, é onde vamos indicar os incrementos das variáveis/contadores.
Utilizando o exemplo do WHILE, vamos construir um FOR:
<?
for ($numero=1; $numero<=10; $numero++)
{
echo “Número: $numero\n”;
}
?>
Podem ver aqui e testar no ideone o código anterior
O resultado deste ciclo é exactamente igual ao do WHILE. Neste tipo de ciclo, onde iniciamos uma variável, e incrementamos essa mesma variável para control do ciclo, o FOR tem vantagem na sua implementação.
Assim sendo:
Utilizamos ciclos sempre que temos linhas de código repetidas. Usar um ciclo WHILE ou FOR depende da situação de implementação, e da forma como pensamos ser mais simples a sua compreensão.
Desde já o meu agradecimento ao meu tio, pela ideia da escrita.