Pplware

O que o router NetGenie N300 é capaz de fazer? (Parte I)

Quer experimentar? Saiba como aqui

O Cyberoam NetGenie N300 é um router wireless com um design muito elegante mas acima de tudo com um vasto leque de funcionalidades.  O NetGenie N300 suporta os standards IEEE 802.11 b/g/n e VDSL2/ADSL2+. Possui duas antenas de 3 dBi e permite a criação de 4 redes simultâneas  (4 SSIDs).

Hoje vamos conhecer a interface de configuração deste router wireless/wired que se destina a ambientes domésticos e escritório (SOHO – single office/home office).

O router NetGenie N300 é um equipamento com todas as funcionalidades e tecnologias necessárias para ligar ao operador e fornecer conectividade aos utilizadores. Antes de passar à interface de configuração e gestão, apenas destacar o facto do equipamento incorporar um botão on/off, uma porta USB e um botão para activar a a norma de segurança WPS.

Interface gráfica de configuração e gestão

O acesso à interface gráfica é realizado através do endereço 10.1.1.1. As credenciais por omissão são admin/password. Já dentro da interface gráfica o utilizador pode escolher uma configuração assistida ou proceder apenas à configuração das funcionalidades que pretende.

No caso de uma configuração assistida, o utilizador pode escolher de imediato qual o tipo de ligação, do lado do operador (ADSL/VDSL – RJ11 ou via Ethernet – RJ45).

De destacar que, no caso de escolher uma ligação VDSL/ADSL, uma vez que já há informação referente ao operador, basta simplesmente indicar o user-name e password que foi atribuída pelo operador.

Vamos agora ver, no geral, que funcionalidades nos oferece o NetGenie N300.  Na parte superior encontra-se o Menu que está dividido nas categorias:

As subcategorias são apresentadas do lado esquerdo, de acordo com a categoria escolhida.

System

No menu System estão disponíveis as opções para actualização do firmware, reiniciar o equipamento, actualização das assinaturas para o IPS, alteração da password de acesso à inteface de gestão, etc.

Network Settings

Ao nível do menu Network Settings, podemos visualizar e mudar as configurações ao nível de rede do equipamento (para a interface de gestão e operador), definir os parâmetros para a rede wireless – com suporte para 4 SSIDs, Dynamic DNS, definir rotas estática, configurar uma VPN e ainda aceder a várias ferramentas de diagnóstico.

Internet Controls

Este equipamento oferece um conjunto de funcionalidades para controlo parental/restrições de acesso. É possível bloquear por site, por aplicação, etc.

Security

O NetGenie N300 suporta ainda ligações VPN, tem funcionalidades de Firewall, Port Forwarding, sistema de detecção de intrusão e UPnP (Universal Plug and Play).

Logs and Reports

Ao nível de logs e produção de relatórios, este router é igualmente completo. Podemos ter relatórios de toda a actividade Web/por utilizador, por aplicação, registos da firewall, utilizadores ligados à rede, registo do sistema de detecção de intrusão, etc.

O NetGenie N300 é sem duvida um router muito completo ao nível de funcionalidades. O Pplware tem já em teste este equipamento, que nos foi cedido gentilmente pela Rolling Space, e nos próximos dias apresentaremos uma análise mais detalhada a cada menu. Estejam atentos.

Exit mobile version