Nunca se fartou de ver aquele fundo azul com uns montes verdes que o nosso Windows teima em por quando formatamos o computador?
Provavelmente já, e também já o deve ter mudado. Também já se deve ter fartado do tema do Windows XP azul com o Botão iniciar verde, e já o deve ter mudado.
Venho hoje introduzir um conceito que não é novo, mas muitos de vós nunca o devem ter ouvido, que é o Desktopmod.
O que é o Desktopmod? Na minha opinião, Desktopmod pode ser a arte, ou o passatempo de mudar tudo no nosso sistema operativo, como o Tunning, mas no Sistema operativo do computador e sem neons.
É claro que não é por pôr um wallpaper diferente e eliminar uma das muitas filas de atalhos no ambiente de trabalho que estou a fazer Desktopmod. É sempre um desktop, mas não é Desktopmod.
O Desktopmod requer que tudo fique em harmonia, dentro do mesmo estilo, nos mesmos tons… tudo a combinar o mais limpo possível, livre de atalhos desnecessários de modo a ficar mais funcional.
Para começar a mudança de visual do nosso ambiente de trabalho, vamos começar pelo wallpaper que é sempre o que se destaca mais no nosso desktop e a partir daí vemos as cores e colocamos tudo ao nosso estilo, combinando jogos de cores do wallpaper.
Para o wallpaper escolhi este em tons de cinzento que foi feito em colaboração com um português porque em Portugal também temos bom material.
Depois de aplicado o wallpaper vamos ao VS.
Mas o que é um VS? Lembram-se do tema antiginho do Windows 98? Isso é um VS. Assim como o tema do Windows XP e do Vista, cada Windows tem o seu tema ou VS (visual style). Mas, ou não gostamos deles ou já nos fartámos, e ainda por cima não combinam nada com o wallpaper. Por isso é que vamos mudar.
Podemos mudar de várias maneiras e um dia irei explica-las todas mas esta que vos vou ensinar não requer nenhum programa, logo nenhum consumo de memória extra, apenas uma patch pois o Windows não deixa instalar VS que não sejam da Microsoft.
Podem fazer o Download da patch aqui, só que infelizmente, ainda não funciona no Windows Vista.
Corram a patch e assim que aparecer uma mensagem a pedir o vosso Cd do Windows façam cancelar, depois reboot e estarão aptos a utilizar temas sem ser da Microsoft.
(Testado por mim em vários computadores e é totalmente seguro).
Para theme escolhi este pois combina bem com o wallpaper.
Para utilizar o Theme é só abrirem o ficheiro com a extensão .Msstyles e clicar no aplicar.
Agora já temos alguma harmonia no nosso Desktop, e devem ter uma coisa parecida com isto:
E por esta aula é tudo, espero que tenham gostado e espero voltar a ver-vos em breve.
NOTA: Este artigo foi elaborado por João Campinhos e cedido ao Peopleware.