No meu primeiro artigo surgiram algumas dúvidas e problemas a instalar ao patch, então hoje, em vez de avançar e falar sobre o que podemos colocar mais no nosso desktop, vou explicar tudo sobre os temas do Windows.
O que fizemos de forma manual pode ser feito com aplicações, automatizando alguns processos, é isso que venho explicar hoje.
Quanto aos ficheiros .msstyles, executando pelo processo da patch é mais fácil, mas existem outras formas, nomeadamente recorrendo a uma ferramenta chamada StyleXP da tgtsoft.
Apesar de não ser um programa freeware e de não fdazer mais do que a nossa patch faz, é uma boa solução para quem procura comodidade a instalar e mudar os themes.
Podem fazer aqui o Download da versão trial.
Depois de instalada a versão aparece-nos algo como isto:
Vamos continuar o nosso Desktop, então, se já tiverem feito o download do VS vão ao StyleXP, menu da esquerda, escolhemos Visual Styles, depois à direita em Add a New Style e pesquisamos pelo ficheiro.
(Nota: Para adicionar os temas automaticamente basta movê-los para a pasta Disco:\WINDOWS\Resources\Themes).
Depois é só clicar em Apply Style to current Theme e já está, funciona como a patch mas com um programa, que além de aplicar themes faz as mais diversas tarefas, tarefas essas que mais tarde iremos explorar.
Da StarDock chega-nos também um grande programa para aplicar themes, mas não os .msstyles que nós conhecemos, mas .WBA. O programa chama-se WindowBlinds, disponível também em trialware podemos experimentar aqui.
Depois de instalado deparamos-nos com uma janela assim:
Este programa não corre .msstyles, por isso temos nós de fazer o download de um tema do WB, na minha opinião o problema é que o programa consome muita memória para aquilo que faz, e a maior parte dos temas são muito ao estilo “mac”.
Escolhi este que fica bem com o wallpaper:
Depois de terem feito o Download é só correr o ficheiro .WBA e ficará instalado. Agora corram o Windows blinds e seleccionem o cold, apply my changes e já está.
Agora o nosso Windows tem este aspecto:
Se repararem na imagem já devem saber o que se segue para o próximo tutorial, espero que tenham gostado e até à próxima!
Posts relacionados:
NOTA: Este artigo foi elaborado por João Campinhos e cedido ao Peopleware.