O segmento da Internet of Things continua a crescer assim com as plataformas de suporte à programação e visualização de dados. O projeto que apresentamos hoje chama-se Node-RED, foi criado pela IBM Emerging Technology, e é uma ferramenta de desenvolvimento Open-Source.
Esta plataforma, baseada em fluxos, foi desenvolvida para interagir com dispositivos de hardware, APIs e serviços online com vista a simplificar os sistemas IoT (Internet of Things).
O Node-RED permite a programação através de uma interface gráfica bastante simples e intuitiva. Para desenvolver uma aplicação com recurso ao Node-RED, o programador apenas tem de ligar nós uns aos outros, em que cada um deles tem a suas próprias funções. Esta plataforma permite também a escrita de código mais elaborado utilizando JavaScript.
Introdução ao Node-RED
O Node-RED vem com um editor de fluxo, disponível via browser, que contem vários nodes (nós) por padrão que foram criados em JavaScript e NodeJS. Desta forma é possível criar aplicações avançadas de forma simples e intuitiva. Todo o código pode e deve ser dividido em Flows para uma melhor visualização. No final esses Flows são armazenados em JSON simplificando assim a partilha do código.
Hello World com Node-RED
Para criarmos uma simples app que tenha como outpu “Hello World” basta arrastarmos um bloco do tipo input inject e um bloco de output debug. Fazemos a ligação dentre ambos, e personalizamos o nosso inject para o pretendido, para isso damos dois cliques sobre o bloco e mudamos o playload para o tipo string, e colocamos a mensagem a enviar… está feito!
Onde pode ser utilizado o Node-RED?
- Publicar tweets automáticos;
- Chatbots;
- Home automation;
- Monitorização de dados;
Gostaram do Node-RED?…então esperem pelos próximo tutoriais. Já no próximo iremos mostrar como criar um Chatbot muito simples para a utilização nos mais diversos cenários. Estejam atentos.