Pplware

NFC: Vamos programar tags NFC?

O NFC é uma das tecnologias odiada por uns e amada por outros. Mas a verdade é que esta é uma tecnologia que nos pode facilitar o nosso dia-a-dia.

O Pplware mostrou onde poderiam adquirir os melhores kits de produtos NFC e chegou a hora de começarmos a conhecer algumas ideias para o uso destas.

Quais as diferenças dos produtos?

Desde já vamos explicar algumas diferenças nos produtos com NFC. Cada produto com o sistema NFC tem diferentes tipos de construção, uns são construídos com uma bobine de antena e outros, como é o caso das tags, são construídas com um chip NFC agarrado a uma antena de alumínio. No caso das tags, por norma o chip e a antena são agarrados com uma fita plástica.

Mas não se fica por aqui, existem muitos e diferentes tipos de construção exteriores ao próprio chip. A construção difere se é um equipamento com o chip embutido ou se é protegido para que possa ser usado no exterior, apanhar água e assim por diante. Existem ainda imensos tamanhos, cores, formatos. Estas podem ser apenas etiquetas, porta-chaves, cartões de visita, entre muitos outros.

Primeiro vamos então escolher que produto queremos e para que finalidade. Neste caso, e ao contrário de muitos utilizadores, escolhi um porta-chaves. Depois de pensar, a escolha vai para este produto pois assim não será colado nada no próprio carro. Isto muda conforme o que cada pessoa usa, pessoalmente a minha chave do carro está num porta-chaves diferente e sozinho, daí que prefira colocar aqui o meu equipamento NFC.

Como programar NFC tags em Android?

Para quem tem Android a vida é extremamente simples no que toca a escrever as acções que queremos nas tags NFC. E é nisso que nos vamos focar hoje.

Se tem um Android, deverá começar por instalar duas aplicações. Existem diversas possibilidades mas vamos aconselhar-vos as NFC Tools e NFC Tasks.

anterior próxima

A aplicação pode parecer confusa ou com demasiadas opções para quem não conhece esse género de apps, no entanto rapidamente irão compreender como é fácil usá-la.

Como usar a aplicação NFC Tools?

Devemos lembrar-nos que as tags têm um limite de escrita, dependendo do seu tipo/tamanho.

Começando de forma simples, vamos criar a instrução de “Modo de Carro”. Esta é com toda a certeza uma das opções mais usadas para quem tem um telemóvel com NFC… e carro.

anterior próxima

Após o pedido de escrita, é mostrada a imagem de sucesso. Na imagem abaixo podemos ainda ver como fica este modo activo no nosso smartphone Android.

Caso a ideia fosse abrir uma aplicação, em vez desta notificação teríamos a abertura imediata da app.

No entanto, não é esta a opção que nos e mais viável. Por isso, podemos simplesmente colocar o que nos dá mais jeito. Pessoalmente uso o smartphone sempre com o Bluetooth ligado, por esta razão decidi formatar a tag e escrever nela que afinal pretendia a abertura de uma aplicação como o Here.

E como este exemplo temos inúmeras funcionalidades do género. Como por exemplo, enviar uma mensagem a avisar alguém que vai começar a conduzir, enviar um tweet, a localização GPS entre muitas outras ideias.

Também há quem use estes métodos para poder chegar ao trabalho e colocar de forma rápida o seu telemóvel no silêncio ou ligar a internet Wifi.

E se não tiver um smartphone Android com NFC?

Mas esta tecnologia não se fica por aqui. Testámos de forma simples o kit developer. A ideia era fazer o nosso cartão de visita, com o vCard gravado, com o o nome e número de contacto. Podemos ver na imagem seguinte como é simples esta acção. Após clicar no botão “Write NDEF to NFC tag” a informação é escrita.

São inúmeras as possibilidades desta tecnologia. Apesar de muitos fabricantes terem retirado o NFC dos seus equipamentos, esta tecnologia pode ser explorada de forma a ajudar-nos no dia-a-dia.

E vocês, usam o NFC? Para que fins?
Exit mobile version