Por Joel Vasco para o PPLWARE
(Este artigo está inserido também no passatempo (ver aqui). Não se esqueçam de comentar o assunto do artigo e também de responder à questão colocada no final (pode ser no mesmo comentário) – são dois requisitos fundamentais para quem se pretende habilitar a um dLAN 500 AVsmart+ Starter Kit)
Foi há menos de um mês que o Google apresentou a nova versão do Android, o Jelly Bean 4.1. Esta nova versão em poucas horas chegou também à comunidade do XDA – também conhecidos como os reis dos forums das ROMs personalizadas – e dias depois chegou de forma oficial aos equipamentos Galaxy Nexus bem como, para surpresa de alguns e como prometido, ao Nexus S, este último anunciado em Dezembro de 2010 que acabou por ter direito à última versão do robot verde. Mas vamos saber como fazer a actualização no Nexus S de forma simples.
A primeira versão apresentada para actualização é entregue via OTA (Over the air), de forma a que não seja necessário nenhum software específico nem um computador para actualizar o equipamento. Mas como a actualização OTA não funciona para quem use uma rom personalizada, aqui ficam as duas maneiras para o poderem fazer:
Método 1 – Via OTA (para quem não quer aventuras)
Para os possuidores do Nexus S a quem ainda não apareceu aviso a algum que está disponível uma actualização, poderão forçar a verificação de forma a aparecer a notificação do mesmo. Certifiquem-se que estão ligados a uma rede wi-fi e tentem este processo, que pode ser necessário efectuar várias vezes:
1. Ir às Definições de Sistema;
2. Aplicações;
3. Todas;
4. Enquadramento dos serviços Google;
5. Limpar dados;
6. Forçar paragem;
7. Ir para o Homescreen (ecrã inicial);
8. Ir às Definições de Sistema;
9. Sobre o telefone;
10. Ir à actualização do sistema, tem de estar presente a seguinte data: 1/1/1970;
11. Verificar novamente updates;
12. Se não apareceu nada, há que voltar de novo ao ponto 1.
Fica também um vídeo com este método já aplicado – o video é algo longo:
Método 2 – Via Recovery (para utilizadores avançados)
Se forem um daqueles utilizadores que gosta de experimentar ROMs e KERNELs modificadas com certeza que já desbloquearam o bootloader e instalaram o clockwork mod recovery. Só que com a maior parte das ROMs modificadas não permite updates via OTA, pelo que terão de o fazer manualmente, como é óbvio.
Contudo desta vez é necessário actualizar a recovery para a ultima versão (6.0.1.0), e poderão fazê-lo facilmente utilizando o Rom Manager que encontra grátis na Play Store. Depois é só ir ao Grande fórum e descarregar AQUI a imagem correspondente ao modelo do Nexus que tenham – a ter em conta que em Portugal só se vende o modelo i9023.
A seguir temos de fazer os wipes necessários à cache e data e instalar o ZIP. No entanto recomendo que não percam muito tempo com a OTA oficial, e passem logo a ESTA ROM a qual foi compilada a partir da source do Android.
A minha experiencia de utilização:
Depois de ter visto AQUI as novidades apresentadas pelo Francisco Franco, a vontade de experimentar também o Android 4.1 era mais que muita, isto porque o Project Butter prometia. À primeira vista, aquilo que mais se destaca é o seguinte:
– A nova forma de notificações expandidas, que permitem grande parte das vezes ler, sem ter de as abrir é bastante útil; – A navegação entre separadores no Browser ficou de longe mais rápida; – A transição entre imagens da Galeria também ficou de longe mais rápida;
Superou as minhas expectativas? Claro que sim. Todo o sistema é na generalidade mais rápido, desde a navegação nos menus à abertura de aplicações. Claro que não é estrondoso, mas conseguiram melhorar aquilo que já era bastante razoável no ICS. A transição do Android 2.3 para o 4, tinha sido uma boa experiência. Desta vez, ultrapassou todas as barreiras.
Pergunta do passatempo:
- Qual o alcance do Powerline dLAN 500 AVsmart+? (ajuda aqui)