Pplware

Wi-Fi HaLow – Chegou o concorrente do Bluetooth e do ZigBee

Apesar dos requisitos normalmente fáceis de satisfazer, a Internet das Coisas veio trazer novos desafios na área da energia. Os protolocos de comunicação sem fios actuais oferecem mais do que largura de banda suficiente para os mais diversos serviços nesta área mas falham sobretudo na gestão energética.

Assim a Wi-Fi Alliance anunciou hoje na CES 2016 um novo protocolo direccionado para a Internet das Coisas ao qual deu a denominação de IEEE 802.11ah HaLow.

Contrariamente ao que se vinha a projectar até hoje para outras soluções, a maioria dos projectos assentes na filosofia da Internet das Coisas não necessita propriamente de muita largura de banda. Por outro lado, apesar de actualmente os protocolos Wifi suportarem comunicações acima dos 300 Mbps, a verdade é que não são muito eficientes no que se refere à energia.

O bluetooth aparece assim como a tecnologia ideal, especialmente a partir da versão 4.2 uma vez é eficiente em termos energéticos, permite o acesso à Internet e a capacidade de transporte de dados é até 10 vezes superior comparativamente a versões bluetooth anteriores. No entanto, como todos sabemos, o a tecnologia bluetooth é apenas adequada para comunicações de curta distancia (inferiores a 100m).

Juntando o melhor dos dois mundos, a  Wi-Fi Alliance anunciou hoje o IEEE 802.11ah HaLow, um novo protocolo direccionado para os projectos da área das Internet das Coisas que tem como principal característica a eficiência energética. De acordo com a informação disponível no site wi-fi.org, este novo protocolo garantirá um bom raio de cobertura e funcionará na gama dos 900 Mhz.

A confirmar-se na prática as características anunciadas, o Wi-Fi HaLow será o protocolo perfeito para a área da domótica, para carros inteligentes, saúde “digital”, agricultura, equipamentos de fitness, relógios inteligentes, Smart citys, etc.

Wi-Fi HaLow is well suited to meet the unique needs of the Smart Home, Smart City, and industrial markets because of its ability to operate using very low power, penetrate through walls, and operate at significantly longer ranges than Wi-Fi today.

Wi-Fi HaLow expands the unmatched versatility of Wi-Fi to enable applications from small, battery-operated wearable devices to large-scale industrial facility deployments – and everything in between

Edgar Figueroa, Presidente e CEO da Wi-Fi Alliance

A Wi-Fi Alliance revela também que certamente a maioria dos equipamentos que até actualmente apenas funciona na gama dos 2.4 Ghz (802.11 b/g/n/) e 5Ghz (802.11ac) passarão também a ter suporte para o IEEE 802.11ah, para a gama dos 900 Mhz. Tal como outros dispositivos Wifi, os equipamentos com Wi-Fi HaLow terão como base o protocolo IP, o que aumenta significativamente a importância e utilidade deste protocolo.

Os primeiros equipamentos com suporte para esta nova norma só deverão chegar em 2018. Relativamente à largura de banda, não existe qualquer informação pela parte da entidade.

Exit mobile version