O projeto WAVESYS apresenta-se como uma solução de comunicação via rádio, com aplicações diversas, ao nível de transmissão de dados a grande distância em tipologia ponto-a-ponto, ponto-multiponto e mesh.
A aplicabilidade desta plataforma é ao nível de videovigilância, monitorização e controlo centralizado de equipamentos ou redes de equipamentos à distância (ex. redes de telecomunicações suportando a telegestão de redes de distribuição de eletricidade, água ou gás), interligação de edifícios, etc.
O rádio WAVESYS, fabricado pela empresa portuguesa de engenharia de comunicações Wavecom, foi lançado em Fevereiro do corrente ano, na EWEA 2013, em Viena, Áustria. A apresentação do rádio contou com a presença do Secretário de Estado da Energia, Dr. Artur Trindade, e o Presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), Dr. António Sá da Costa, no âmbito da visita oficial da Comitiva Portuguesa à maior feira de energia eólica na Europa, na qual a Wavecom esteve presente com um stand de exposição.
A Wavecom, que projeta e implementa redes de comunicação para mais de 7 GigaWatt de produção de energia eólica, desenhou e projetou o WAVESYS 1000, um rádio específico para geradores/turbinas eólicas, reunindo um grupo único de recursos, cumprindo os requisitos operacionais específicos e os desafios dos sistemas SCADA presentes nos parques eólicos (ponto-a-ponto, ponto-multiponto, mesh, 2G/3G/4G, interfaces série, interfaces IP, redundância, gerenciamento remoto, backup).
Os fatores diferenciadores que esta solução oferece são os seguintes:
- Plataforma de hardware/software flexível para suportar diferentes interfaces rádio e incorporando capacidade de processamento e desempenho compatíveis com as aplicações rádio propostas.
- A integração de uma plataforma de monitorização e gestão de hardware, com possibilidade de funcionamento à distância e integrando várias instalações dispersas geograficamente, complementando do ponto de vista de gestão/suporte a plataforma de equipamentos.
- Plataforma de simulação/planeamento rádio para as bandas de utilização do hardware, tendo por base sistemas de informação geográfica, como o Google Earth.
- O potencial baixo custo da solução, suportado no desenvolvimento rápido, com uma equipa reduzida, baseado maioritariamente em hardware OEM genérico, que associado a interfaces rádio e a software Open Source, potenciam uma plataforma modular, muito flexível e com um custo muito baixo.
Características Técnicas (Modelo 1000)
- 4x portas Gigabit Ethernet
- 2x Interfaces Wireless a 5GHZ (MIMO 2×2)
- 1x Interface Wireless a 2.4GHz
- 1x 10/100/1000Base-T WAN interface com PoE
- 2x Portas USB (possibilidade de ligar dispositivos para conectividade a redes 2G/3G/CDMA)
- Excelente performance ao nível de Routing e Switching
- Gestão via interface Web ou Telnet/SSH
- Fonte de alimentação redundante
Confira todas as especificações técnicas aqui
Esta solução constitui assim uma mais-valia no mercado das eólicas uma vez que apresenta duas interfaces rádio de banda larga, sendo que um único equipamento garante a ligação rádio em dois sentidos distintos, bem como a ligação a equipamentos IP locais através de interface Ethernet, funcionando como repetidor rádio e gateway. Adicionalmente possibilita, por exemplo, a interligação de equipamentos de monitorização e controlo uma vez que pode integrar interfaces rádio de banda estreita, providenciando ligações rádio em cenários sem linha de vista.
A conclusão do desenvolvimento deste rádio culminou na instalação do mesmo num parque eólico em Portugal. O rádio está a ser instalado este mês, pela 1ª vez, no Parque Eólico das Malhadas, situado em Pampilhosa da Serra, na Lousã, construído pela Vestas, para a Iberwind.
Apesar do desenvolvimento ter sido direcionado para o setor eólico, este rádio pode também ser utilizado para outros mercados, como o mercado das Utilities (Águas, Eletricidade, gás), o mercado dos Transportes, e em comunicações para redes de videovigilância.