Como administrador de sistemas, é importante ter as melhores ferramentas que nos permitam monitorizar todos os elementos que fazem parte da nossa rede informática. Uma das plataformas gratuitas mais fantástica para monitorização é o Nagios, não só por ser opensource mas também pela forma como é possível estender a monitorização aos elementos mais estranhos.
Depois de termos apresentado aqui a plataforma, e de apresentar os passos de instalação (ver aqui) hoje ensinamos como podem configurar o sistema de alertas do Nagios para envio de e-mail através do Gmail.
Além da possibilidade de visualizamos o estados dos vários equipamentos monitorizados, é possível configurar o Nagios para que este envie notificações via e-mail ou até mesmo SMS.
Por omissão, o sistema usa o daemon mail para enviar todas as notificações, localmente. No entanto é possível usar servidores de e-mail externos, como é o caso do gmail, para o envio de e-mails. Hoje ensinamos com podem usar o sendEmail, um cliente de SMTP via linha de comandos, para envio dos alertas do nagios via Gmail.
Para isso devem seguir os seguintes passos:
Aqui fica um exemplo dos e-mails recebidos
Alguns problema que podem surgir
- Uma vez que estamos a usar SSL, o sistema pode necessitar do pacote IO::Socket::SSL. Para instalar no CentOS basta instalar o comando yum install ‘perl(IO::Socket::SSL)’
- Para validares se o vosso servidor tem comunicação com o servidor do gmail via porta 587, podem executar o comando telnet smtp.gmail.com 587
Esperamos que tenham gostado deste tutorial. Num próximo artigo iremos ensinar a monitorizar máquinas remotas com Windows. Estejam atentos e partilhas as vossas duvidas e sugestões. Boas monitorizações!