As redes informáticas, ao contrário do que muitos pensam, são “palco” de muitos desafios para os Administradores de Sistemas. Mesmo depois de acharmos que está tudo implementado e a funcionar, é muito importante que se monitorize todos os equipamentos passivos e activos, de forma a proceder a possíveis afinações e a detectar eventuais problemas.
Por melhor e mais experiente que seja um Administrador de Redes, é importante que este tenha também ao seu dispor uma ferramenta de monitorização e alarmistica, que lhe permita ter uma visão global de toda a sua rede. Aproveitando a dica enviada pelo grande amigo e leitor do PPlware, o Beto, apresento-vos o SpiceWorks.
O SpiceWorks IT Desktop é uma aplicação open source que inclui várias funcionalidades, das quais se destacam a monitorização de redes, inventário da rede, software de Help Desk, auditoria de redes, etc. É uma aplicação direccionadas para as PME, que possuam parques informáticos já com alguma dimensão.
Vejam o SpiceWorks em acção
Inventários de rede
O inventário de uma rede (documentação), é algo sempre importante para qualquer administrador de rede. O Spiceworks disponibiliza um módulo que permite catalogar todo o software e hardware existente num parque informático. É possível descobrir na rede: PCs, independentemente do sistema operativo, impressoras, routers, swicths, ou outro qualquer dispositivo que tenha associado um IP.
Monitorização da rede
É importante para qualquer Administrador de Sistemas saber o estado da sua rede e dos equipamentos activos que a constituem. O Spiceworks permite-lhe, através do modulo de monitorização da rede verificar se por exemplo alguma máquina está com falta de espaço em disco, se um anti-vírus está ou não actualizado a nível de assinaturas, etc. É possível também identificar na rede, quem instalou um determinado software e é dada também a possibilidade ao gestor do Spiceworks, de aceder aos logs e eventos de todas as máquinas da rede.
Software de Help Desk
Um aplicação que permita realizar a gestão dos pedidos de Help Desk é sempre importante no sentido em que nos permite registar problemas, notificar o utilizador do estado do problema reportado (via e-mail, com anexos), entre outras funcionalidades. Podemos criar vários grupos de acção, e assim redireccionar os tickets dos utilizadores, mediante os pedidos.
Esta é sem dúvida uma aplicação que os Administradores de rede devem ter em consideração, uma vez que aplicações do mesmo tipo têm por vezes valores exorbitantes. É uma ferramenta bastante interessante, que disponibiliza as funcionalidades essenciais para se gerir mais comodamente qualquer rede informática.
O SpiceWorks conta actualmente com uma grande comunidade de utilizadores, que partilham as mais diversas informações num fórum de discussão (Aceder aqui).
Aguardamos o vosso feedback.