Pplware

Sabia que há caça hotspots Wifi nos Jogos Olímpicos?

Começou oficialmente no passado dia 27 de Julho de 2012 os Jogos da XXX Olimpíada – Jogos Olímpicos, que este ano se realizam na cidade de Londres e que terminam a 12 de Agosto de 2012. Em competição estão 29 modalidades de 26 desportos diferentes, com a presença de mais 10500 atletas de todo o mundo. Portugal terá 77 atletas em competição, em 13 modalidades diferentes.

Neste tipo de eventos os atletas são elementos fundamentais mas a presença de tecnologia é hoje imprescindível.

Este artigo está inserido no passatempo Pplware 20k (ver aqui). Não se esqueça de comentar o assunto do artigo e também de responder à questão colocada no final (pode ser no mesmo comentário) – são dois requisitos fundamentais para quem se pretende habilitar a um dLAN 500 AVsmart+ Starter Kit.

Nada é como dantes! A tecnologia está presente no mais ínfimo cenário e as redes sem fios (redes wireless ou wifi) têm nos últimos anos ganho uma posição de destaque no mundo das comunicações! A mobilidade, taxas de transmissão suportadas, facilidade de implementação e segurança, são alguns dos trunfos que a tecnologia associada às redes sem fios oferece.

Nos jogos olímpicos de 2012, devido à grande utilização de redes sem fios para os mais diversos fins (ex. envio de dados para os painéis electrónicos, controlo via GPS de atletas, acesso à Internet e plataformas, etc)  sabe-se agora que existem autênticos “Agentes caça Wifi”, contratados pelo Comitê Olímpico Internacional, para detectar HotSpot Wifi/Rogue Ap’s que possam causar eventuais interferências e por consequência, falhas de comunicação.

HE 200 é o  equipamento usado para detectar com precisão HotSpots Wifi/Rogue Ap’s  e é fabricado pela empresa Rohde & Schwartz. O equipamento é capaz de detectar a presença de comunicações nas frequências dos 20 MHz to 3000 MHz (frequência onde além do Wireless, operam também os telemóveis e TV), recorrendo a uma antena direcional interna que permite identificar com precisão o sinal proveniente de um hotspot Wifi.

O equipamento HE 200 foi já descontinuado pela empresa e para o substituir a empresa já lanço o modelo HE300 que consegue avaliar frequência entre os  20 MHz até 7500 MHz (pode ver mais imagens aqui).

Este equipamento necessita de duas pilhas AA ou então através do carregamento de uma bateria. Sabe-se também que um equipamento deste tipo pode rondar os 7,3 a 6,5 mil dólares.

De facto, apesar da tecnologia ser hoje em dia usada em tudo e mais alguma coisa, é também importante que haja tecnologia para combater tecnologia. Já imaginou se um hacker conseguisse entrar num sistema de analise/avaliação de resultados e alterasse uns milésimos de segundos na prestação de um atleta?

Pergunta do passatempo:
  • Quais as dimensões do adaptador powerline dLAN 500 AVsmart+  (ajuda aqui)
Exit mobile version