Nos últimos tempos, temos trazido até vós alguns artigos com o objectivo de ensinar a tirarem o melhor partido das funcionalidades que o vosso router da MEO (Thomson) permite. Já ensinámos a mudar a gama do serviço DHCP (aqui), a configurar VoIP e assim realizar chamadas gratuitas na rede fixa (aqui), a configurar o mecanismo de Port Forwarding (aqui), a proteger o seu router Meo dos vizinhos (aqui), entre outros (ver artigos relacionados).
Hoje vamos aprender como é fácil partilhar um disco externo/Pen USB, ficando este acessível a todos os utilizadores que estejam ligados à rede.
O objectivo deste artigo consiste em partir um dispositivo de armazenamento (ex. disco externo, Pen USB, etc), com ligação por USB, em toda a rede. Assim, será possível aceder via rede ao dispositivo USB, sendo uma óptima forma de partilhar conteúdos (ex. fotos, filmes, música, documentos) entre utilizadores da mesma rede.
Como configurar a Partilha de conteúdos?
Comecem por aceder à página de administração do router, a partir de um PC ligado à rede Meo, abram um browser e coloquem o endereço IP: 192.168.1.254 (por norma). Serão solicitadas as credenciais de acesso que são as seguintes:
Utilizador: Administrator
Password: 3!play
Em seguida, devem ir ao menu Ferramentas e escolher Partilha de conteúdos
Já dentro da página de configuração de partilha de conteúdos, escolham a opção configurar e procedam à activação do serviço e preencham os campos solicitados:
- Nome do Servidor: MEO (por exemplo)
- Descrição do Servidor: introduzir uma pequena descrição do servidor
- Workgroup: Workgroup onde se encontram todos os PC’s (importante quando queremos aceder por nome)
Os restantes campos são preenchidos automaticamente. Na parte associada à lista de discos ligados, seleccione a opção “No Managed partitions”. Relativamente às configurações no router está feito.
Agora a partir de qualquer PC ligado à rede, basta abrir um browser e inserir o endereço \\192.168.1.253
Será apresentada uma pasta com o nome Disk_a1, que dará acesso ao conteúdo do dispositivo de armazenamento ligado à interface USB.
Nota muito importante: Segundo a data-sheet do equipamento Thomson, apenas são suportados dispositivos USB que usem como sistema de ficheiros FAT32.
Em Resumo…
Esta funcionalidade é interessante, na medida em que nos permite partilhar, na rede, diversos tipos de conteúdo através de um dispositivo de armazenamento USB. Esta pode também ser uma boa solução para termos um sistema de backup centralizado na rede.