Pplware

Router Meo – Mudar o nome da rede Wireless

Recentemente recebi um e-mail de um utilizador a questionar-me como deveria proceder à mudança do nome da rede wireless (SSID) pois como tinha um café, gostaria de associar o nome do café ao nome da rede. Por outro lado ele referi-me que tinha ouvido dizer, que através do nome da rede era possível saber a chave WPA para acesso à rede sem fios.

Nesse sentido, aproveitei e criei um pequeno tutorial (para juntarem aos muitos que já escrevemos sobre o router Thomson) que ensina a mudar o nome da vossa rede (que por omissão é ThomsonXXXX).

Como sabem, quando o nosso PC detecta uma rede Thomson, sabemos de imediato que à partida existe por ali perto um cliente Meo. Para procederem à mudança do nome da rede sem fios devem seguir o seguinte tutorial.

Para acederem à página de administração do router devem, a partir de um PC ligado a rede Meo, abrir um browser e colocar o endereço IP: 192.168.1.254 (no meu caso, já tenho o endereço alterado para 192.168.200.254). É-vos solicitado as credenciais de acesso que são as seguintes:

Utilizador: Administrator

Password: 3!play

Em seguida, devem carregar no menu do lado esquerdo em Rede Doméstica e em seguida (do lado direito) sobre a interface Wireless.

Em seguida, no canto superior direito devem escolher a opção Configurar que permitirá aceder às configurações associadas a nossa rede sem fios.

Já na página de configurações da rede sem fios, devem procurar pelo campo Nome da Rede (SSID) e alterarem para o nome que pretenderem. No nome a associar a rede não devem incluir caracteres especiais e espaços. Quem pretender esconder o nome da rede, pode fazê-lo tirando o visto da opção Broadcast SSID (Ao efectuar esta configuração, é necessário configurar manualmente a rede nos PC’s e em outros dispositivos). No final, carreguem no botão aplicar.

Nesta mesma página é ainda possível definirem outra chave WPA, activar/desactivar interface wireless, definir o tipo de interface, escolher o canal, etc. Em outros artigos vamos abordar estes parâmetros.

Em Resumo

Esta é uma configuração relativamente simples de realizar. Desta forma, podem dar um novo nome à vossa rede wireless que até pode servir de publicidade no caso de estar afecta a uma superfície comercial. Em nossa casa, basta abrirem abrirem asas a imaginação.

A minha rede chama-se pplware, qual o nome da vossa rede wireless?

Artigos relacionados

Exit mobile version