Pplware

Como registar um gateway Lora na plataforma The Things Network  (2)

AThe Things Network é uma plataforma aberta com o objetivo de criar uma rede de comunicações direcionada para o segmento do IoT. Apesar do protocolo Wi-Fi ser usado na maioria dos dispositivos da Internet of Things, a The Things Network usa um protocolo designado de LoRaWAN (tecnologia criada e mantida pela LoRa Alliance) que permite que os dispositivos “comuniquem” entre si e com a Internet sem que tenham suporte para redes 3G/4G ou Wi-Fi.

Depois de ensinarmos a registar um gateway do lado da plataforma, vamos ver as configurações do lado do gateway.


Se criar/registar o seu gateway do lado da plataforma The Things Network (TTN) é simples, configurar um gateway Dragino é ainda mais simples, pois, este possui todas as funções necessárias.

Configurar gateway para se registar na plataforma TTN

Para começar devem aceder à interface gráfica do gateway e depois ir ao menu Service > LoRaWan

Em seguida devem definir os seguintes dados:

Caso tenham algum equipamento Lora podem também definir os parâmetros associados à interface Radio, especialmente a frequência, o spreading factor e o Coding Rate.

Para perceber se os dados do equipamento Lora estão a chegar ao gateway, podem sempre avaliar o log das comunicações. Tal funcionalidade está disponível em Service > Logread.

E está feito! Em próximos tutoriais iremos ensinar a criarem uma Aplicação no TTN que irá receber dados de um dispositivo Lora. Caso tenham sugestões ou dicas não deixem de as publicar nos comentários.


Artigos criados no âmbito do mestrado em Computação Móvel do Politécnico Guarda.

Exit mobile version