Pplware

Redes: Saiba como funciona o protocolo SIP

Sempre que realizamos uma chamada telefónica, através da rede IP, é muito provável que os nossos terminais estejam a usar o protocolo IP. 

Recentemente apresentamos aqui o protocolo SIP e hoje vamos saber como funciona.


Uma vez que o SIP é um protocolo baseado em texto, tal como o HTTP, a base de funcionamento consiste em pedidos e respostas. Quando é realizado um pedido, existem vários métodos que podem ser usado, dos quais se destacam:

Para cada requisição feita para um servidor SIP ou UA, existe uma série de possíveis respostas, as quais estão agrupadas em seis categorias distintas:

Realização de uma chamada com protocolo SIP

Vamos considerar uma chamada telefónica VoIP entre dois utilizadores que pertencem a diferentes a domínios. Do lado do domínio X temos o utilizador Bob e do domínio Y o utilizador Sally. O Bob começa por realizar a chamada e o seu pedido chega ao proxy do seu domínio (SIP Proxy 1). Como o proxy do domínio X não conhece o proxy do domínio Y (SIP Proxy 2), contacta o servidor de DNS para obter essa informação.

Cada transação consiste num pedido, com a invocação de um método e pelo menos uma resposta.

Após saber o endereço do proxy do domínio Y, o proxy do domínio X encaminha uma mensagem de pedido de estabelecimento de ligação (INVITE). A resposta 100 Trying indica que a mensagem SIP está a ser enviada para o destino.

Quando o Proxy do domínio B recebe o pedido, encaminha-o para o utilizador Sally. Nesse momento, o destino envia uma mensagem 180 Ringing indicando que está a ser contactado. Se o utilizador Sally aceitar a chamada, é enviada uma mensagem de retorno (200 OK) para que a comunicação bidirecional seja estabelecida.

Referências:

Leia também…

Exit mobile version