Pplware

Redes – Sabe o que é uma VLAN?

Ao longo das últimas semanas, temos insistido em temas na área das redes informáticas. O vosso feedback tem sido fantástico, e temos aproveitado algumas dicas para artigos que deixam ao longo dos comentários. Depois do artigo sobre a classificação de redes (LAN, MAN, WAN, PAN e SAN), hoje vamos falar sobre VLANs (Virtual LANs – redes locais virtuais).

Devido aos crescimento e complexidade das redes informáticas, é muito comum nos dias de hoje as redes físicas serem constituídas por várias redes lógicas, denominas de VLANs. Uma VLAN é basicamente uma rede lógica onde podemos agrupar várias máquinas de acordo com vários critérios (ex. grupos de utilizadores, por departamentos, tipo de tráfego, etc).

As VLANs permitem a segmentação das redes físicas, sendo que a comunicação entre entre máquinas de VLANs diferentes terá de passar obrigatoriamente por um router ou outro equipamento capaz de realizar encaminhamento, que será responsável por encaminhar o tráfego entre redes (VLANs) distintas.

Mas porquê VLANs numa rede?

Quando me questionam sobre o que é uma VLAN, começo sempre por dar um exemplo. Imaginem por exemplo que foram contactados para montar uma rede numa Universidade. Considerando que vamos ter utilizadores/serviços/perfis distintos (ex. Apoio à Direcção, pessoal da contabilidade, pessoal dos recursos humanos, externos, etc) a ligarem-se à mesma rede física , é importante que as máquinas estejam em redes separadas (mesmo estando ligadas no mesmo switch ou segmento de rede). Não faz sentido (essencialmente por questões de segurança), que um utilizador (ex. um aluno), se ligue à mesma rede onde estão os utilizadores que fazem parte do serviço da contabilidade.

Vejam o seguinte cenário para um edifício: 3 grupos distintos de utilizadores que pertencem à contabilidade, gestão de recursos humanos e apoio à direcção. Os utilizadores dos três serviços encontram-se distribuídos pelos vários pisos no mesmo edifício, mas em termos de rede (uma vez foram configuradas VLANs), encontram-se na rede (VLAN) definida para cada serviço.

A comunicação entre utilizadores de serviços diferentes só é possível, se configurado o encaminhamento no router.

A constituição de VLANs numa rede física, pode dever-se a questões de:

Para finalizar, apenas referir que podemos configurar várias VLANs num mesmo switch criando assim vários domínios de broadcast  – o tráfego de uma VLAN não é enviado para outra VLAN. Para que tal aconteça é necessário que haja encaminhamento (por exemplo através de um router).

Espero que tenham percebido o conceito de VLAN, e caso queiram colocar em prática podem sempre consultar a data sheet dos vossos switchs para saber se suportam VLANS. Alguém usa esta tecnologia?

Existem ainda outros conceitos dentro do assunto das VLANs como por exemplo VTP, trunking (protocolo 802.1Q ou ISL da Cisco), subinterfaces, etc. Esperamos trazer estes temas em próximos artigos.

Artigos relacionados

Exit mobile version