Pplware

Redes: O que são endereços Endereços Privados e Públicos?

Hoje vamos falar de redes! Qual a diferença entre um IP Privado e um IP Público?” Quando é que se usa um e quando é que se usa outro? Porque existem, no mundo das comunicações, dois tipos de endereços lógicos IP? Veja a nossa explicação.


Basicamente os dispositivos quando estão ligados a uma rede precisa de um endereço IP configurado (seja ele IPv4 (normalmente) para comunicar. Relativamente a endereços IP existem os endereços públicos e os endereços privados. A maioria dos endereços IP são públicos, permitindo assim que as nossas redes (ou pelo menos o nosso router que faz fronteira entre a nossa rede e a Internet) estejam acessíveis publicamente através da Internet, a partir de qualquer lado.

Quanto a endereços privados, estes não nos permitem acesso direto à Internet, no entanto, esse acesso é possível, mas é necessário recorrer a mecanismos de NAT (Network Address Translation) que traduzem o nosso endereço privado num endereço público.

Os intervalos de endereços privados são:

Daí os endereços que usamos com frequência 192.168.x.x.

Fazendo uma analogia com o sistema telefónico podemos comparar um endereço público ao número de um telefone/telemóvel. Esse número é público, reservado, único e identifica de forma unívoca o vosso telefone.

Agora imaginem, por exemplo, uma empresa que possui uma central telefónica. Vocês atribuem as extensões (privadas ex: 101, 302, 45) que quiserem aos telefones, mas quanto alguém dessas extensões quer ligar para o exterior ou liga para a telefonista para estabelecer a chamada para o exterior (a partir de um número público) ou marcam um prefixo para que a vossa central proceda ao mecanismo de NAT fazendo assim que a vossa chamada saia por um número público.

No entanto, imaginando que um amigo vos quer contactar do exterior, este não o poderá fazer diretamente e nesse caso, terá de ligar para a telefonista para esta reencaminhar a chamada. O endereçamento privado que eu tenho na minha central telefónica pode ser o mesmo de outras empresas. No entanto, o(s) números(s) telefónicos públicos (ex:232234567) que identificam a minha empresa são únicos.

Passando novamente para as redes podemos dizer que máquinas em redes diferentes podem usar os mesmo endereços privados e não existe nenhuma entidade reguladora para controlar a atribuição, isso é definido internamente.

Para permitir que vários computadores na rede doméstica ou de empresas comunicassem na Internet, cada computador devia ter assim o seu próprio endereço público. Esse requisito impõe grandes exigências sobre o pool de endereços públicos disponíveis, tendo sido criados os mecanismos de NAT como referido anteriormente.

Os endereços públicos são geridos por uma entidade reguladora, muita das vezes são pagos e permitem identificar univocamente uma máquina (PC, routers,etc) na Internet. O organismo que gere o espaço de endereçamento público (endereços IP “encaminháveis”) é a Internet Assigned Number Authority (IANA).

Obviamente poderíamos ter explanado mais um assunto que por norma tem alguma complexidade. Mas, desta forma simples, perceberão também a utilidade do NAT, endereços públicos e privados e, caso precisem, podem ver no vosso router a área onde a “magia” acontece.

Caso precisem de mais esclarecimentos, poderão deixar nos comentários a vossa dúvida e caso a caso responderei tentando acrescentar detalhes ao assunto. Podem também descarregar aqui uma interessante Cheat Sheets sobre o assunto.

Exit mobile version