Sempre que realizamos uma chamada telefónica, através da rede IP, é muito provável que os nossos terminais estejam a usar o protocolo IP.
Depois de deixarmos uma breve revisão sobre a Arquitetura TCP/IP e o Modelo de Referência OSI, vamos fazer uma pequena apresentação do protocolo SIP.
Sabe o que é o SIP (Session Initiation Protocol)?
O protocolo SIP (Session Initiation Protocol), definido no RFC 3261, é um protocolo de sinalização e controlo de sessões. Este protocolo é usado entre dois ou mais participantes de uma comunicação multimédia numa rede IP. Esta tecnologia foi desenvolvida pelo grupo de trabalho Multiparty Multimedia Session Control (MMUSIC) que pertence ao IETF.
Na prática, este protocolo, cujo formato das mensagens de texto são baseadas no RFC 822, permite o estabelecimento, modificação e terminação de sessões multimédia. O protocolo SIP é caracterizado por ser simples, modular, de fácil implementação, flexível e por ser um protocolo escalável.
Baseado no protocolo HTTP e SMTP, o protocolo SIP é normalmente usado em conjunto com outros dois protocolos: o SDP (Session Description Protocol) e o RTP (Real Time Protocol). O SDP é usado para a descrição de sessões multimédia, ao nível dos codecs e outros parâmetros, enquanto o RTP tem como função o transporte dos fluxos de dados da origem até ao destino, em tempo real, na rede IP.
Tal como acontece com o HTTP, os extremos da comunicação SIP são identificados por um Uniform Resource Identifiers (URI), sendo que o formato utilizado é sip: utilizador@dominio (semelhante a um endereço de e-mail).
O modelo de referência SIP é composto por várias entidades:
- User Agents (UA) – agentes utilizadores, que correspondem aos dispositivos. Estes são responsáveis pelo início e fim das chamadas e podem atuar como cliente ou servidor;
- Agent Client (UAC) – entidade que efetua pedidos e recebe as respetivas respostas SIP;
- User Agent Server (UAS) – entidade que recebe os pedidos e gera as respostas SIP;
- Proxy Server – entidade que tem associadas várias funções, das quais se destacam a autenticação dos utilizadores, autorização e contabilização dos recursos e também o encaminhamento dos pedidos de sessão.
- Outbound Proxy – um proxy que recebe pedidos de um cliente, mesmo que não seja o servidor de domínio do URI de solicitação;
- Redirect Server– é um user agent que responde a pedidos, convidando o cliente a contactar outros URI.
- Registrar Server – servidor que aceita os pedidos de REGISTER e coloca as informações recebidas nesse pedido nos serviços de localização do domínio que gere.