Pplware

Redes – Como funciona o protocolo Address Resolution Protocol (ARP)?

Já ouviu falar no Address Resolution Protocol (ARP)? No mundo das redes informáticas existem muitos protocolos e tecnologias. Estes são usados frequentemente pelas máquinas e o utilizador nem se apercebe o que “acontece”. Tudo funciona de forma muito simples e transparente.

Hoje mostramos como funciona o protocolo. Vejam o exemplo de funcionamento.


Antes de passar a explicação do protocolo propriamente dito, apenas recordar o que são endereços físicos e endereços lógicos.

Uma máquina não consegue enviar diretamente dados para outra máquina usando apenas o endereço lógico (endereço IP). Na prática, o endereço lógico de destino serve para descobrir o endereço físico (endereço MAC, associado à placa de rede) e assim a camada 2 do modelo OSI entregar Data Frames à máquina de destino.

O que é e como funciona o protocolo ARP

Na prática, o ARP é um mecanismo para o IPv4 funcionar em redes IPv4. Este protocolo está definido no RFC 826 e permite determinar qual o endereço MAC de uma máquina de destino.

Vamos a um exemplo de funcionamento do protocolo ARP

Nota: No caso do envio de informação para fora do domínio da rede local,o endereço físico a ser registado na tabela ARP de um PC local será o endereço físico do gateway.

A resolução de endereços físicos em endereços lógicos também é possível, sendo para isso necessário recorrer ao protocolo RARP (Reverse Address Resolution Protocol – RFC 903).

Leia também…

Exit mobile version