O cálculo de sub-redes/VLSM (Variable Length Subnet Mask) não é um processo difícil, no entanto, carece de algum treino e concentração, pois no meio de tanto bit podem surgir erros de cálculo. E uma ferramenta para fazer tudo automaticamente?
Para começar vamos a alguns conceitos:
- Endereço IP – Um endereço IPv4 é formado por 32 bits que é o mesmo que dizermos que possui quatro octetos representados na forma decimal (ex: 192.168.0.1). Uma parte desse endereço indica-nos a rede e a outra parte indica-nos qual a máquina.
- Máscara de rede – Para determinarmos que parte do endereço IP identifica a rede e que parte identifica a máquina, teremos de recorrer à máscara de rede (subnet mask ou netmask) associada.
- Endereço Broadcast – O endereço broadcast de uma rede/sub-rede é definido como um endereço especial uma vez que permite que uma determinada informação seja enviada para todas as máquinas de uma rede/subrede. Este é sempre o último endereço possível de uma rede/sub-rede.
Depois de explicarmos aqui como fazer o processo manualmente, hoje apresentamos a ferramenta vlsmcalc.com. Com esta ferramenta, é possível ter cálculos com o tamanho da máscara fixa ou variável.
Como calcular sub-redes com o VLSMCALC
Depois de indicar o número de redes e o tamanho das redes, é só carregar para que os cálculos sejam feitos.