O endereçamento IP já foi abordado no Pplware em alguns artigos, e desde já aconselhamos a darem uma vista de olhos por aqui. A questão fundamental deste artigo é: Quando é que necessito de configurar um (endereço) gateway?
Só precisamos de gateway para comunicar com outra rede
De forma muito simples e objetiva podemos dizer o seguinte: Só necessitamos de configurar um endereço gateway quando pretendemos comunicar com equipamentos fora da nossa rede ou sub-rede (ex. Internet). Quando é referido rede, não nos referimos à rede física (infraestrutura) mas sim ao conjunto de equipamentos que estão dentro da mesma rede lógica. Digamos que o endereço gateway, é a porta de saída para outra rede.
Vamos a dois exemplos muito simples para se tentar perceber melhor esta questão.
EXEMPLO 1 – PCs na mesma rede lógica
Como podemos ver e confirmar pela imagem seguinte, todos os PCs encontram-se na mesma rede lógica (rede: 192.168.1.0/24, onde podemos ter a operar 254 equipamentos ).
Neste caso, não existe a necessidade de configurar um gateway já que todos os equipamentos encontram-se todos na mesma rede e não necessitam de comunicar com outros PC’s de outras redes (ex. Internet ou, por exemplo, uma outra rede tipo: 192.168.2.0/24).
EXEMPLO 2 – COMUNICAÇÃO ENTRE REDES
No exemplo seguinte, já existe a necessidade de configurar o gateway nos PCs da rede interna, para que estes possam comunicar com o exterior (Internet).
Como podem verificar pela imagem, o endereço gateway configurado nos PCs é o endereço associado à interface interna do router.
Neste caso, o router é a “porta de saída” para outra rede (neste caso a Internet). Como boa prática no mundo das redes, o endereço gateway é deve ser o primeiro ou o último de uma rede/sub-rede.
Alguma dúvida ou questão que que tenham, deixem o vosso comentário que teremos todo o gosto em ajudar. Aguardo também pelas vossas contribuições.