Qual a porta/porto usado para HTTP? e LDAP? e POP3? e SMTP? TELNET? e FTP? DHCP e MSN…?
Analisando a sequência de artigos que têm sido realizados sobre redes chego a uma primeira conclusão..”Vocês gostam da área das redes !!!”. Nesse sentido vamos apostar mais nessa área por aqui, contribuindo com artigos que facilitem a compreensão de como funcionam certas tecnologias (ex: Modelo OSI, IOS, VoIP, Routing, etc).
Depois de lerem o título alguns de vocês devem estar a pensar “…lá vem mais do mesmo…a guerra de palavras vais começar..mas afinal é porto ou é porta? Como já tive possibilidade de referir em artigos anteriores, eu uso os 2 termos.
Uma vez que existem muitos portos/portas, nada melhor que possuirmos uma pequena “cábula” com o portos mais conhecidos e assim termos a noção do que temos aberto no nosso computador uma vez que muitos dos ataques às máquina são feitos por aí. Podem fazer o download da cheat-sheet no final do artigo.
Ter uma porta/porto aberto significa que a mesma está apta para receber pacotes por aí. Para verificarem quais os portos abertos na vossa máquina existem diversas ferramentas. Deixo-vos aqui a dica para 3 delas (conto com as vossas dicas também):
Outra das formas é através da linha de comandos (Windows), usando o comando netstat numa das seguinte formas:
netstat -an |find /i "listening" //Portas/portos a escuta
netstat -an |find /i "established" //Portas/Portos com ligação estabelecida
netstat -an |find /i "3389" //Definir porta específica “3389”
Feito o teste, está tudo normal com a vossa máquina?