A Virtualização é uma das tecnologias que veio revolucionar os DataCenters mas trouxe também uma nova vida à computação doméstica.
No mercado são várias as plataformas de virtualização que existem tanto para ambientes domésticos como para ambientes empresariais, destacando-se neste segmento empresas como a Microsoft, VMWare e Citrix.
Uma das plataformas de virtualização que tem evoluído bastante nos últimos anos é o Proxmox. Vamos conhecer o que nos oferece esta solução.
O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos. Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers OpenVZ, permitindo realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering.
Toda a gestão é realizada via interface Web.
Resumo das principais características do Proxmox
- Open-Source
- Disponibilização de uma interface web para gestão de todas as VMs
- Templates e Clones de VMs
- Suporte para vários modos de autenticação
- Monitorização de máquinas
- Hypervisor – Bare metal (Tipo 1)
Recentemente foi disponibilizado o Proxmox 3.4 “Virtual Environment” que traz um conjunto de novidades, destacando-se as várias melhorias ao nível das Interface e também o suporte para ZFS.