Pplware

NET.mede – A ferramenta da Anacom que testa a sua ligação

….em menos de 30 segundos

A Anacom,  autoridade reguladora das comunicações postais e das comunicações electrónica disponibilizou esta segunda-feira um novo serviço que permite aos utilizadores medirem a velocidade de acesso à Internet. Esta ferramenta, à qual foi dado o nome de  NET.mede foi concebida em parceria com a FCCN , que também disponibiliza a ferramenta Speemeter.

O que é o NET.mede?

O NET.mede é uma ferramenta que permite testar a velocidade real do seu serviço de Internet (fixa e móvel), possibilitando obter, em menos de 30 segundos, um resultado que poderá comparar com a velocidade máxima que contratou com o seu fornecedor de Internet.

Para que serve?

O NET.mede permite testar a velocidade da sua Internet (delay, upload e download) em menos de 30 segundos e verificar se a sua rede é alvo de algumas restrições (traffic shaping).

A quem se destina?

O NET.mede destina-se a todos os utilizadores do serviço de Internet (fixa e móvel) que pretendam saber, com uma boa aproximação, qual a velocidade real da sua ligação à Internet, a cada instante, em comparação com a velocidade máxima contratada com o operador (se a indicar).

Resultados

Uma das funcionalidades interessantes deste serviço é a apresentação dos resultados. Como podem ver pela imagem seguinte, mesmo que o utilizador não percebe de “Megabits”, sempre pode ter uma noção da velocidade da sua rede.

Além disso, o utilizador pode também saber o delay da sua ligação e no final exportar os resultados para PDF ou JPEG.

VERIFIQUE A PRESENÇA DE INDÍCIOS DE TRAFFIC SHAPING

Além de medir a velocidade de download, upload e de saber o delay da ligação, esta plataforma permite também verificar indícios de Traffic Shapping.

A análise de traffic shaping pressupõe a comparação de fluxos de dados. Por cada protocolo ou aplicação testado são gerados dois fluxos de dados: enquanto um simula o protocolo a testar, o outro não tem qualquer lógica associada (bits aleatórios).

Considera-se não existirem indícios de traffic shaping quando a diferença entre as velocidades de transferência destes dois fluxos de dados é inferior a 20%.

O teste prevê um conjunto de repetições de comparação dos fluxos de modo a garantir que as oscilações normais de desempenho da rede, também chamadas ruído, não são confundidas com traffic shaping.

Na utilização do NET.mede é importante ter em atenção que:


Homepage: NetMede

Exit mobile version