….em menos de 30 segundos
A Anacom, autoridade reguladora das comunicações postais e das comunicações electrónica disponibilizou esta segunda-feira um novo serviço que permite aos utilizadores medirem a velocidade de acesso à Internet. Esta ferramenta, à qual foi dado o nome de NET.mede foi concebida em parceria com a FCCN , que também disponibiliza a ferramenta Speemeter.
O que é o NET.mede?
O NET.mede é uma ferramenta que permite testar a velocidade real do seu serviço de Internet (fixa e móvel), possibilitando obter, em menos de 30 segundos, um resultado que poderá comparar com a velocidade máxima que contratou com o seu fornecedor de Internet.
Para que serve?
O NET.mede permite testar a velocidade da sua Internet (delay, upload e download) em menos de 30 segundos e verificar se a sua rede é alvo de algumas restrições (traffic shaping).
A quem se destina?
O NET.mede destina-se a todos os utilizadores do serviço de Internet (fixa e móvel) que pretendam saber, com uma boa aproximação, qual a velocidade real da sua ligação à Internet, a cada instante, em comparação com a velocidade máxima contratada com o operador (se a indicar).
Resultados
Uma das funcionalidades interessantes deste serviço é a apresentação dos resultados. Como podem ver pela imagem seguinte, mesmo que o utilizador não percebe de “Megabits”, sempre pode ter uma noção da velocidade da sua rede.
Além disso, o utilizador pode também saber o delay da sua ligação e no final exportar os resultados para PDF ou JPEG.
VERIFIQUE A PRESENÇA DE INDÍCIOS DE TRAFFIC SHAPING
Além de medir a velocidade de download, upload e de saber o delay da ligação, esta plataforma permite também verificar indícios de Traffic Shapping.
A análise de traffic shaping pressupõe a comparação de fluxos de dados. Por cada protocolo ou aplicação testado são gerados dois fluxos de dados: enquanto um simula o protocolo a testar, o outro não tem qualquer lógica associada (bits aleatórios).
Considera-se não existirem indícios de traffic shaping quando a diferença entre as velocidades de transferência destes dois fluxos de dados é inferior a 20%.
O teste prevê um conjunto de repetições de comparação dos fluxos de modo a garantir que as oscilações normais de desempenho da rede, também chamadas ruído, não são confundidas com traffic shaping.
Na utilização do NET.mede é importante ter em atenção que:
- Os testes apenas podem ser feitos a partir de um computador (fixo ou portátil). Não podem ser realizados em tablets ou telemóveis com ligação à Internet.
- Enquanto estiver a executar os testes não devem existir outras páginas ou programas que façam uso da Internet a correr em simultâneo (por exemplo, peer-to-peer, downloads, actualizaçõesatualizações automáticas do sistema).
- Durante os testes, outros computadores que façam uso do seu acesso à Internet devem estar desligados ou com a atividade de rede suspensa.
- A intensidade do sinal recebido no computador, se estiver ligado por WiFi, é suficientemente forte para não constituir, por si só, uma limitação das velocidades alcançadas. É conveniente evitar localizações muito afastadas do router WiFi ou em lugares de difícil penetração do sinal rádio transmitido, como divisões de paredes grossas, caves ou sótãos.
- Não pode existir “estrangulamento” na ligação entre o computador que executa o NET.mede e o modem/router que lhe fornece a ligação à Internet, como sejam: - a qualidade dos equipamentos de ligação à Internet e a do cabo de ligação (por exemplo a sua categoria) podem interferir na velocidade máxima de ligação à Internet; – a velocidade do interface de ligação pode igualmente interferir na velocidade da Internet (por exemplo, caso tenha contratado 200 Mbps com o seu operador, mas o seu computador ligue ao modem/router através de uma placa de rede de 100 Mbps, a velocidade máxima possível nesta ligação é de apenas 100 Mbps; o mesmo acontece se tiver um modem/router cuja velocidade seja inferior à contratada com o seu operador).