Pplware

#1Abril: Já reparou que a sua Internet está hoje mais rápida que o normal?

As infraestruturas de comunicação têm uma elevada importância nas mais diversas áreas da sociedade. Nesse sentido, a velocidade das comunicações e largura de banda oferecido pelo meio de comunicação, são fundamentais para a criação e desenvolvimento dos mais diversos projetos.

Depois de vários meses de trabalho de engenharia, o cabo de fibra ótica que liga Portugal ao núcleo da Europa, a Alemanha, entrou finalmente em funcionamento e garantirá uma velocidade de acesso à rede sem precedentes, servindo também de suporte à rede móvel 5G. Já fez o teste à sua internet hoje?


Estão finalizados os trabalhos no que diz respeito ao projeto GALANT que visa ligar Portugal ao núcleo da Europa através de uma rede de comunicações com elevado Throughput. Segundo os responsáveis por este projeto comunitário, com apenas uma fibra é possível garantir uma largura de banda a rondar os 800 Tbps.

Para se ter uma noção da ligação, a esta velocidade é possível descarregar todos os conteúdos do Facebook em menos de 1 segundo.

A título de curiosidade o tráfego médio de toda a Internet é de várias centenas de Tbps e consome cerca de oito por cento da produção de eletricidade.

 

Mais velocidade, internet mais rápida

Para compactar mais informação numa única fibra ótica, os dados são divididos em diferentes cores e categorias de luz através de um processo designado de multiplexagem por divisão de categoria

A luz emitida pelo laser é dividida em duas polarizações – polarização é a orientação do campo elétrico à medida que ele oscila – de modo que cada cor contribui com dois canais. Os dados podem ser transmitidos em oito intervalos de tempo diferentes, através de um processo designado de Multiplexagem por Divisão de Tempo (TDM). Assim é possível transmitir “dados brutos” na ordem dos 80 Tbps. Com 10 combinações, que é possível chegar aos 800Tbps.

Como as comunicações têm sempre overhead associado e existe também redundância ao nível dos dados transmitidos, a taxa de transferência de dados final bruta pode chegar perto dos 900 Tbps.

 

Já posso usufruir da ligação?

Sim! Esta será a rede principal de comunicação entre Portugal e a Alemanha, onde depois é feita a distribuição. Atualmente os clientes de todas as operadoras já podem usufruir desta mega largura de banda. Pode fazer o teste à sua rede através do serviço nPerf.

Nota

Poderia ser verdade e o desejo de muitos é mesmo ter ligações mais rápidas à Internet… Mas desta vez foi só uma partida de 1 de abril.

Exit mobile version