Pplware

Expandir o sinal da TV com um Kit PowerLine

Partilhem as vossas experiências com esta tecnologia

Há cerca de um ano mudei de serviços de comunicação e subscrevi um pacote de TV + telefone + Internet para casa. Na altura optei por duas boxes (uma DVR Full HD instalada no quarto e outra instalada no escritório – de referir que com MEO ADSL podemos ter no máximo 2 MEOBoxes).

Recentemente, com a alteração de algumas divisões, necessitava de passar o sinal ADSL para a  sala uma TV….mas o problema é que não tinha cablagem de dados até esse local. Solução simples e rápida…Powerline (PL)!

Todos nós sabemos o quanto as vezes é complicado ter sinal/rede numa determinada divisão. Na altura da instalação do serviço MEO, apenas foi passada cablagem para dois locais para instalação das duas MEOBoxes adquiridas….e agora é quase impensável andar andar a “passar cabo” pela casa.

Na tentativa de arranjar uma solução barata e funcional, decidi adquirir um Kit Devolo 500 (que oferece 500 Mbps de largura de banda – ou seja, (teoricamente) 5 x mais largura de banda que uma ligação tradicional a 100 Mbps) para testar….e os resultados foram surpreendentes.

Como muitos utilizadores, o meu receio era comprar um equipamento que não funcionasse correctamente. Como o objectivo era passar o sinal para uma TV (streaming) sempre coloquei em questão se a solução adquirida não iria causar algum tipo de latência/lag que influenciasse a qualidade de transmissão (levando até a que existissem falhas).

Após 3 meses com a solução instalada, partilho hoje alguns resultados e conclusões:

Resultados

Como testes, decidi usar a recente ferramenta da ANACOM NET.MEDE para avaliar um conjunto de parâmetros:

Como podemos ver pela imagem seguinte, num dos endpoints do PL obtive um delay de 21.14 ms, uma taxa média de download na ordem dos 3,16 Mbps e uma taxa de upload media na ordem dos 630 Kbps que, para o caso, não é muito importante.

A seguinte imagem apresenta um relatório mais detalhado dos dados obtidos.

Relativamente ao atraso, podemos verificar que a latência é na ordem dos 21,14 ms….um valor muito aceitável tendo em conta o tipo de ligação.

Informações sobre a ligação

Nota: De referir que a minha habitação fica no limite relativamente à cobertura de ADSL e daí até nem dispor de largura de banda suficiente para a tecnologia HD.

Conclusões

Sobre o Kit devolo 500

Estes adaptadores compactos permitem-lhe usar a rede eléctrica doméstica como se de um longo cabo de rede se tratasse, transformando qualquer tomada num ponto de acesso à Internet.

Os adaptadores dLAN 500 duo  estão equipados com duas interfaces Fast Ethernet, permitindo assim que múltiplos dispositivos terminais sejam ligados em paralelo – onde uma tomada esteja disponível. É possível, por exemplo, ligar um computador e impressora em rede, ou uma televisão e consola de jogos à Internet com apenas um adaptador. Ambos os adaptadores são dotados de tecnologia 500 Mbps.

Aproveitando este artigo, vamos reservar o espaço seguinte para algumas que questões que possam vir a surgir por parte de todos os leitores.

Alguns questões sobre PowerLine

Os PowerLine funcionam em casas com instalação eléctrica trifásica?

Habitualmente nas habitações a instalação eléctrica é monofásica, por ter mais vantagens para o cliente. No entanto quando falamos de escritórios é muito provável que as instalações sejam trifásicas. Neste caso, se os equipamentos dLan estiverem em fases diferentes não há uma ligação física entre eles – isto é, não há comunicação. Neste caso temos que “ligar” as três fases. Para isso devemos usar uns equipamentos que fazem o acoplamento de fases.

Os Adaptadores  PowerLine suportam canais de alta-definição/3D?

Sim. Em utilização prática, os adaptadores  oferecem larguras de banda média reais até superiores a uma rede Ethernet de 100 Mbps cablada, o que é mais do que suficiente para transmitir fluxos de vídeo HD entre set-top boxes de IPTV e o respectivo router.No caso da devolo, os adaptadores das séries dLAN 500 AV e dLAN 500 até têm capacidade suficiente para a transmissão 3D.

Posso usar o PL ligado a uma ficha tripla / bloco de tomadas?

Sim – com excepção dos blocos de tomadas com filtros, que impedem a passagem do sinal de dados.

Exit mobile version