Já pensou ter uma central telefónica IP em casa, montada num simples PC?
O VoIP (voz sobre IP), é uma das tecnologias amplamente utilizada nos dias de hoje, permitindo aos utilizadores estabelecerem chamadas telefónicas através da Internet, usando para isso a rede IP. Além disso, existe total interoperabilidade com os sistemas telefónicos convencionais. As vantagens imediatas da utilização do VoIP prendem-se com a redução de custos, o que é sempre uma “vantagem” interessante. Depois de termos apresentado o TrixBox, vamos hoje conhecer o Elastix.
Há relativamente 1 ano, criei um servidor VoIP, recorrendo ao software Elastix. Actualmente esse servidor ainda funciona as mil maravilhas e tem características de uma verdadeira central telefónica.
Com o aumento significativo da largura de banda, os utilizadores possuem nos dias de hoje ligações estáveis e rápidas, que suportam qualquer serviço deste tipo. Porque não montar um central telefónica IP num PC lá em casa?
Para quem não conhece, o Elastix é um software que integra as melhores ferramentas disponíveis para PBXs baseados em Asterisk, com uma interface intuitiva e muito fácil de utilizar.
Possui o seu próprio conjunto de funcionalidades e permitir a criação de módulos para melhorar os pacotes software de código aberto disponíveis para a telefonia.
Principais características/funcionalidades do elastix:
- Suporte para vídeo chamadas.
- Suporte para Virtualização, possibilita correr em múltiplas máquinas virtuais sobre a mesma máquina.
- Interface Web para o utilizador.
- “Fax e e-mail” para faxes de entrada. Também se pode enviar algum documento digital a um número de fax através de una impressora virtual.
- Interface para taxação
- Configuração gráfica de parâmetros da rede.
- Relatórios de utilização dos recursos.
- Opções para reiniciar/desligar remotamente.
- Relatórios de chamadas de entrada/saída e utilização dos canais.
- Módulo de Voicemail integrado.
- Interface Web para Voicemail.
- Módulo integrado com painel de Operador.
- Módulos incluídos SugarCRM e Calling Card.
- Secção de download e acessórios mais utilizados.
- Interface de ajuda integrado.
- Servidor de mensagens instantâneas (Openfire) integrado.
- Suporte multi-idioma. Os idiomas suportados são:
- Inglês, Espanhol, Russo, Coreano, Grego, Chinês, Polaco, Alemão, Francês, Romeno, Esloveno, Português, Dinamarquês, Italiano
- Servidor de correio electrónico integrado incluindo suporte multi-domínio.
- Interface Web para e-mail.
Alguns Screenshots
Adicionar uma extensão
O processo de adicionar uma extensão interna é bastante simples:
Gestão das extensões
O administrador do sistema tem a possibilidade de verificar a qualquer momento as chamadas que estão a ser estabelecidas
Monitorização
A monitorização é parte importante de qualquer sistema. Uma vez que as chamadas podem envolver custos, é importante que possuir todas as informações para uma determinada chamada (taxação – billing).
Informação do sistema
O elastix permite-nos ainda visualizar as informações do próprio sistema (ex. utilização do CPU, memória RAM, etc)
Relatórios de utilização
Assim com num sistema legacy, o elastix permite de forma muito simples produzir relatórios de utilização (CDR), por utilizador, por períodos de tempos, etc
FAX
O elastix suporta ainda o standard T.38 permitindo FAX sobre VoIP
SugarCRM
No caso de uma empresa, o módulo SugarCRM permite a gestão de contactos (CRM – Customer Relationship Management). É um sistema integrado de gestão com foco na relação com o cliente.
Esta é sem duvida uma boa solução para quem pretende ter uma central telefónica IP baseada em Asterisk e a custo zero.
Fica prometido para breve, um artigo sobre a instalação do elastix.