Pplware

Elastix Linux 2.0.0 RC2 – Servidor VoIP em casa

Já pensou ter uma central telefónica IP em casa, montada num simples PC?

Saiu na passada terça-feira(20-04-2010), a segunda release candidate do Elastix 2.0, uma distribuição Linux baseada no CentOS, que integra as melhores ferramentas disponíveis para PBXs baseados em Asterisk, com uma interface intuitiva e muito fácil de utilizar.Conheça as novidades desta versão.

Muito se tem ouvido nos último tempos sobre a tecnologia VoIP. Eis algumas explicações sobre a este tecnologia.

O VoIP (voz sobre IP), é uma das tecnologias amplamente utilizada nos dias de hoje, permitindo aos utilizadores estabelecerem chamadas telefónicas através da Internet, usando para isso a rede IP. Além disso, existe total interoperabilidade com os sistemas telefónicos convencionais. As vantagens imediatas da utilização do VoIP prendem-se com a redução de custos, o que é sempre uma “vantagem” interessante. Depois de termos apresentado o TrixBox, vamos hoje conhecer o Elastix.

Há relativamente 1 ano, criei um servidor VoIP, recorrendo ao software Elastix. Actualmente esse servidor ainda funciona as mil maravilhas e tem características de uma verdadeira central telefónica.

Com o aumento significativo da largura de banda, os utilizadores possuem nos dias de hoje ligações estáveis e rápidas, que suportam qualquer serviço deste tipo. Porque não montar um central telefónica IP num PC lá em casa?

O elastix, possui o seu próprio conjunto de funcionalidades e permitir a criação de módulos para melhorar os pacotes software de código aberto disponíveis para a telefonia.

Principais características/funcionalidades do elastix:

Alguns Screenshots

Adicionar uma extensão

O processo de adicionar uma extensão interna é bastante simples:

Gestão das extensões

O administrador do sistema tem a possibilidade de verificar a qualquer momento as chamadas que estão a ser estabelecidas

Monitorização

A monitorização é parte importante de qualquer sistema. Uma vez que as chamadas podem envolver custos, é importante que possuir todas as informações para uma determinada chamada (taxação – billing).

Informação do sistema

O elastix permite-nos ainda visualizar as informações do próprio sistema (ex. utilização do CPU, memória RAM, etc)

Relatórios de utilização

Assim com num sistema legacy, o elastix permite de forma muito simples produzir relatórios de utilização (CDR), por utilizador, por períodos de tempos, etc

FAX

O elastix suporta ainda o standard T.38 permitindo FAX sobre VoIP

SugarCRM

No caso de uma empresa, o módulo SugarCRM permite a gestão de contactos (CRM – Customer Relationship Management). É um sistema integrado de gestão com foco na relação com o cliente.

Esta é sem duvida uma boa solução para quem pretende ter uma central telefónica IP baseada em Asterisk e a custo zero.

Novidades da Versão do Elastix Linux 2.0.0 RC2

O artigo sobre a instalação do elastix está a caminho..


Download: Elastix 2.0.0 RC2 (32 bits) [707.9 MB]
Download: Elastix 2.0.0 RC2 (64 bits) [719.9 MB] Homepage: Elastix

Exit mobile version