Pplware

Elastix – Como montar uma central telefónica digital

Temos nos últimos tempos dado especial atenção ao servidor VoIP Elastix. Como ficou prometido nos últimos tutoriais, hoje apresentamos o processo de instalação do Elastix. O processo de instalação é relativamente simples, e em poucos minutos teremos uma autêntica central telefónica digital pronta a funcionar.

Processo de Instalação

Insira o CD do Elastix no seu leitor de CD e reinicie o PC. Para uma instalação padrão, carregar na tecla ENTER (para outras opções, veja nota para utilizadores avançados abaixo).

O disco rígido irá ser particionado e formatado automaticamente. O processo de instalação é simples e dura normalmente menos de 20 minutos num PC normal.

Nota para utilizadores avançados:

Se o utilizador pretende realizar uma instalação especifica, diferente da padrão, deve para tal escrever “advanced” na linha de comando no ecrã de boot inicial. A partir daí, deverá ser  capaz de realizar partições manualmente. Isso é útil quando se pretende configurar o RAID.

Hardware necessário

Ficam alguns screenshots do processo de instalação:

Credenciais de acesso

A gestão do servidor Elastix é Web-Based. Para tal é necessário aceder via browser ao endereço do servidor (ex: http:\\192.168.0.1).

Credenciais de acesso

Chamamos a atenção para 2 questões relativamente a sistemas deste tipo. Primeiro, ter atenção na instalação uma vez que se possuirmos dados em outras partições e ao escolhermos uma instalação “automática,” o processo de instalação irá formatar todo o disco. Depois, se pretendemos que um sistema deste tipo “fale” com um sistema tradicional, teremos de adquirir uma placa que permita ligar o “mundo digital” com o “mundo analógico”

Para finalizar, agradecer ao Anderson Gouveia (Administrador da lista de discussão do elastix em Português) pela informação disponibilizada.

Artigos relacionados

Download: Elastix 2.0.0 RC2 (32 bits) [707.9 MB] Download: Elastix 2.0.0 RC2 (64 bits) [719.9 MB] Homepage: Elastix

Exit mobile version