Pplware

Domótica: Vamos conhecer o protocolo KNX

O KNX é um protocolo aberto e normalizado que assenta no modelo OSI , para gestão técnica e automação de habitações e edifícios. Este surgiu da convergência de três protocolos: o EHS, o Batibus, e o EIB.

O protocolo KNX é essencialmente baseado na stack de comunicações do EIB, protocolo com mais implantação à data de fusão dos três protocolos referidos, e “herdou” também os meios físicos do Batibus e EHS. Assim, qualquer sistema KNX instalado é compatível com a tecnologia EIB.


Uma rede baseada na tecnologia EIB não podia ter um comprimento superior a 100 metros por cada segmento. Entre dispositivos a distância não podia exceder os 700 metros e a fonte de alimentação devia estar a menos de 350 metros do dispositivo mais afastadoO endereçamento físico dos dispositivos dependia da sua localização na rede EIB. A tecnologia EIB foi usada em mais de dez mil instalações e é uma das três normas que serviram de base para formar o KNX.

Norma KNX

A norma KNX é bastante usada na Europa, sendo suportada pela maioria dos fabricantes de equipamentos elétricos. Está atualmente aprovada como norma europeia (CENELEC EN 50090 e CEN EN 13321-1), norma internacional (ISO/IEC 14543-3), norma chinesa (GB/Z 20965) e norma dos EUA (ANSI/ASHRAE 135).

Modelo KNX

Do modelo KNX fazem parte os vários meios de comunicação suportados (TP1, PL110, RF e IP), assim como os dois modos de configuração (Modo Sistema e Modo Elementar).

De forma a possibilitar a interligação entre redes IP e redes KNX, foi desenvolvido o protocolo KNXnet/IP. Além de outros serviços, o KNXnet/IP define como um cliente pode estabelecer uma ligação ponto-a-ponto entre um router/gateway KNXnet/IP e uma rede IP.

O encaminhamento de segmentos entre redes é também suportado, sendo usado o endereço multicast reservado 224.0.23.12. A interligação é realizada por routers/gateways KNXnet/IP, que são responsáveis por encapsular/desencapsular os pacotes KNX em pacotes UDP/IP.

Konnex Association

A Konnex Association, detentora da norma KNX, foi criada a 14 de abril de 1990 como sendo uma organização internacional, sem fins lucrativos e tendo como principais objetivos a promoção, desenvolvimento e certificação do KNX para a implementação de sistemas de automação de habitações e edifícios.

Fazem parte dessa associação empresas líderes mundiais na área da eletrónica e automação de habitações e edifícios das quais se podem referir a Cisco, a Siemens, a Bosh, entre muitos mais – ver lista aqui.

Exit mobile version