Pplware

Darkstat – Estatísticas do tráfego da rede em gráfico

No mundo das redes são variadíssimas as ferramentas que podem ser usadas por administradores de rede para efeitos de monitorização. Existem ferramentas complexas, repletas de tecnologia e funcionalidades mas também ferramentas mais simples com objectivos bem definidos.

A ferramenta que vos apresentamos hoje chama-se Darkstat e permite desenhar gráficos com base no tráfego que circula nas interfaces de rede.

Darkstat é uma mini plataforma web que calcula estatísticas do uso da interface de rede. A ferramenta tem a capacidade de desenhar gráficos, com base nas taxas de download e upload, assim como registar todas a máquinas com que foram estabelecidas comunicações.

Principais funcionalidades

Além das características referidas, o Darkstat permite também saber quais as portas TCP e UDP abertas das máquina que estabeleceram comunicação com a máquina onde temos instalado o Darkstat.

Como instalar o Darkstat?

Para instalar o o Darkstat no Debian/Ubuntu, podem usar o seguinte comando:

sudo apt-get install darkstat

Para Fedora/CentOS/RedHat

yum install darkstat

Depois de instalado basta executar o seguinte comando (considerando que vamos monitorizar a interface eth0):

darkstat –i eth0

Depois de executar o comando anterior, basta abrir o browser e inserir o endereço http://localhost:667 (De referir que podem aceder remotamente ao serviço trocando o localhost pelo endereço da máquina remota). E está feito. Experimentem e dêem-nos o vosso feeback sobre esta ferramenta. Não se esqueçam que podem instalar o Darkstat tanto em máquinas domésticas como em servidores.


Homepage: Darkstat

Exit mobile version