No mundo das redes são variadíssimas as ferramentas que podem ser usadas por administradores de rede para efeitos de monitorização. Existem ferramentas complexas, repletas de tecnologia e funcionalidades mas também ferramentas mais simples com objectivos bem definidos.
A ferramenta que vos apresentamos hoje chama-se Darkstat e permite desenhar gráficos com base no tráfego que circula nas interfaces de rede.
Darkstat é uma mini plataforma web que calcula estatísticas do uso da interface de rede. A ferramenta tem a capacidade de desenhar gráficos, com base nas taxas de download e upload, assim como registar todas a máquinas com que foram estabelecidas comunicações.
Principais funcionalidades
- Gráficos relativos ao tráfego
- Relatórios por máquina
- Apresentação das interfaces por máquina
- DNS reverso assíncrono
- Single-Thread, eficiente
- Suporte para IPv6
Além das características referidas, o Darkstat permite também saber quais as portas TCP e UDP abertas das máquina que estabeleceram comunicação com a máquina onde temos instalado o Darkstat.
Como instalar o Darkstat?
Para instalar o o Darkstat no Debian/Ubuntu, podem usar o seguinte comando:
sudo apt-get install darkstat
Para Fedora/CentOS/RedHat
yum install darkstat
Depois de instalado basta executar o seguinte comando (considerando que vamos monitorizar a interface eth0):
darkstat –i eth0
Depois de executar o comando anterior, basta abrir o browser e inserir o endereço http://localhost:667 (De referir que podem aceder remotamente ao serviço trocando o localhost pelo endereço da máquina remota). E está feito. Experimentem e dêem-nos o vosso feeback sobre esta ferramenta. Não se esqueçam que podem instalar o Darkstat tanto em máquinas domésticas como em servidores.