O Cisco Visual Networking Index (VNI) é o esforço contínuo da empresa para prever e analisar o crescimento e utilização de redes IP a nível mundial.
As redes são hoje parte essencial das comunicações empresariais, educacionais, governamentais e domésticas. Muitas são as tendências das redes IP residenciais, empresariais e móveis, que cada vez mais suportam os mais diversos tipos de tráfego.
A Cisco desenvolveu o Cisco VNI Forecast para estimular o futuro crescimento de tráfego IP global. Os destaques da previsão actual incluem as seguintes projecções:
- O tráfego IP global vai quadruplicar entre 2009 e 2014, aproximando-se dos 64 exabytes por mês em 2014, em comparação com os aproximadamente 15 exabytes por mês em 2009.
- Em 2014, o tráfego IP global anual irá alcançar quase três-quatros de um zettabyte (767 exabytes). Um zettabyte é um milhão de milhões de gigabytes.
- Em 2014, as várias formas de vídeo (TV, VoD, Internet Video e P2P) irão ser superiores a 91% do tráfego global dos consumidores.
- Em 2014, o vídeo online global irá aproximar-se dos 57% do tráfego de Internet dos consumidores (até 40% em 2010).
- A nível global, o tráfego de dados móvel irá duplicar anualmente até 2014, sendo 39 vezes superior em 2014 face a 2009.
Se pretender comparar o tráfego do seu PC com o estiva mundial, basta efectuar o download da aplicação gratuita Cisco VNI PC Pulse para PC, iPhone e até pode colocar no seu site um widget.
A pesquisa sobre utilização Cisco VNI fornece pontos de vista quantitativos sobre a actividade actual existente nas redes dos operadores de comunicações e amostras qualitativas do comportamento online dos consumidores. Neste programa de cooperação, mais de 20 operadores de telecomunicações globais partilham dados agregados anónimos com a Cisco para analisar as tendências actuais de utilização da rede e avaliar os futuros requisitos da infra-estrutura.
Os operadores de telecomunicações participantes servem milhões de subscritores a nível mundial. Representam os segmentos móvel, rede fixa e por cabo da América do Norte, América Latina, Europa, Ásia-Pacífico e vários mercados emergentes.