Pplware

Chegou o OpenWrt 12.09 – O seu router com poderes especiais

Com suporte para o Raspberry Pi

Os routers wireless são, nos dias de hoje, equipamentos que estão presentes na maioria das habitações e edifícios. Como sabemos, um router wireless permite distribuir o sinal sem a necessidade de cabos, permitindo a mobilidade aos utilizadores numa área limitada.

São várias as marcas, modelos, características, funcionalidades….e assim como outros sistemas operativos será possível mudar o “sistema operativo/firmware” do meu router e dotá-lo de novas funcionalidades? Carregadinho de novidades, vamos saber o que traz o novo OpenWrt 12.09 final (Attitude Adjustment).

Quando se fala em alteração de firmware dos routers wireless, os nomes mais sonantes são o projecto projecto DD-WRT e OpenWrt .

Para quem não conhece, o OpenWrt é um firmware, baseado em GNU/Linux e sob os termos da licença GPLv2, que adiciona novas funcionalidades aos nossos routers permitindo tirar a melhor performance dos mesmos.

O OpenWrt 12.09 final traz como principais novidades:

Como problemas conhecidos, os modelos mais antigos, que apenas possuem 16 MB de RAM e CPU com baixa performance (200 Mhz) terão algumas dificuldades ao nível da estabilidade e performance, como é o caso do popular Linksys WRT54G. Veja aqui os equipamentos suportados


Homepage: OpenWRT

Exit mobile version