Quem não se lembra do velhinho “mirc” que era usado como cliente para acesso ao IRC. Já lá vão uns anos, é verdade, mas actualmente ainda existem milhares de canais disponíveis apesar de hoje em dia os utilizadores preferirem outros canais de comunicação como é o caso das redes sociais.
Hoje vamos ensinar como pode criar o seu próprio servidor de IRC.
Criar um servidor de IRC no Linux é algo relativamente simples e até rápido. Para este tutorial vamos usar o InspIRCd, um projecto open source que permite transformar qualquer máquina com Linux num autêntico servidor de IRC.
Como instalar o InspIRCd no Ubuntu
Para instalar o InspIRCd basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando
sudo apt-get install inspircd
Vamos agora à configuração. Para tal vamos abrir o ficheiro /etc/inspircd/inspircd.conf onde devem realizar as seguintes configurações:
nano –w /etc/inspircd/inspircd.conf
Ao nível do servidor, devem alterar os seguintes dados:
- server name
- description
- network
Ao nível da administração, devem alterar os seguintes dados de acordo com a conta que pretendam criar.
Em termos de servidor, devem também indicar a partir de qual endereço é que o mesmo está disponível. No exemplo da imagem seguinte, consideramos o endereço 192.168.1.100 e porto 6667.
O próximo passo é definir uma password necessária para parar ou reiniciar o serviço.
Vamos agora criar um conta de operador. Para tal basta procurarem pela linha que começa por <oper name=…, dentro do ficheiro de configuração.
É possível ainda definir um conjunto de regras para o servidor. Tal configuração deve ser feita em /etc/inspircd/inspircd.rules.
Estas são as configurações mínimas para que o InspIRCd funcione. No entanto há muitos outros parâmetros que podem ser consultados aqui.
Uma vez realizadas as configurações, basta apenas iniciar o serviço usando o comando
sudo service inspircd start
Se não tiver nenhum problema no arranque do serviço, basta que usem um cliente de IRC para se ligar ao mesmo. Ao nível dos clientes como já referimos temos o popular mIRC ou o XChat.